segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

História da rádio comunicação

História da rádio comunicação

 
 Guglielmo Marconi

Marconi foi um inventor italiano conhecido por ter desenvolvido a radio telegrafia.
Em 1909 ele dividiu com Karl Ferdinand Braun o premio nobel de Física em reconhecimendo as contribuições feitas a comunicação de telegrafia sem fio.


A Faixa do Cidadão é uma banda de ondas de rádio, situada na zona mais elevada das freqüências altas (HF), nas denominadas Ondas Curtas.
Ao que se sabe, a Citizen Band (CB) teve seu primeiro uso em 1947 nos
Estados Unidos e inicialmente era operada em freqüências muito altas, de curto alcance, o que limitava a sua utilização
A idéia da criação da banda se originou em reuniões internacionais, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os países desejavam dar aos seus cidadãos um meio de comunicação mais livre, sem a necessidade de cabos ou fios e ao mesmo tempo sem muita burocracia para sua execução.
Dessa idéia inicial até a plena execução da CB (Faixa cidadão no Brasil) ainda se passaram muitos anos.
No Brasil, devidos obstáculos burocráticos e financeiros, a FC esteve distante da maioria dos brasileiros, e só com a promulgação do Código Nacional de Telecomunicações em 1962 foi possível eliminar esses obstáculos.
Hoje a FC está inteiramente ao alcance de todos os brasileiros, desde que se enquadrem em suas normas e características sociais de operação.
A Faixa do Cidadão não foi criada para substituir o telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Ela nasceu para permitir um maior campo de experiências para os estudiosos como melhoria de circuitos, tipos de antenas e equipamentos, além de uma maior aproximação com as demais modalidades de comunicação à distância.
Adicionalmente, a Faixa do Cidadão propicia um hobbie saudável, interligando comunidades e prestando ajuda imediata nas mais diversas situações de perigo ou calamidade.
Por esse motivo os principais órgãos de proteção como bombeiros, polícia, defesa civil etc. se utilizam do serviço 24 horas por dia. É importante salientar que nos últimos anos a Polícia e outros orgãos, devido ao espectro de frequências e segurança das transmissões, está substituindo o PX por rádios de VHF.

Detalhes de Antenas

Antenas

Por definição a antena é um transdutor usado para transmitir ou receber ondas eletromagnéticas.
Qualquer condutor pode servir como antena, mas selecionar ou construir umas antena eficiente, requer um pouco de conhecimento.
Existem várias antenas, desde a mais simples as mais sofisticadas, aqui neste site vou abordar apenas as mais usadas na faixa dos 11 metros.
Antenas mais usadas na faixa do cidadão
 Plano Terra - É o exemplo clássico de antena tipo omnidirecional, isto é, irradia igualmente o sinal no plano horizontal. É uma excelente antena para falar local e médias distâncias.




Antena L - É uma antena com característica "semi-direcional". Fácil e barata de fazer. O esquema  segue abaixo, clique na figura para ampliar. O ajuste da estacionária na antena L é feito subindo ou descendo a vareta vertical (+), isto é modificando a distância entre as duas varetas.



5/8 de onda - É considerada uma das melhores e mais eficientes antenas para comunicação local, com o custo um pouco mais elevado em relação a plano terra, a 5/8 de onda vale a pena o investimento.


  Direcional ou Yagi - Se a sua praia for DX, essa é a sua antena. Elas podem ter 2, 3 (como a foto), 4, 5, 7 ou mais elementos. Quanto mais elementos maior é o ganho (concentração do sinal na direção da transmissão ou recepção).


 
Dipolo - Uma das antenas mais simples e baratas. É uma antena que tem sido usada desde os primordios da rádiocomunicação. Sua simplicidade e eficiência faz com que muitos macanudos a usem, principalmente quando ainda está começando no Hobby. Clique na figura abaixo para detalhes de construção de uma dipolo. A estacionária na antena dipolo depende do seu tamanho e da sua distância em relação ao solo. Clique na figura para ampliar.
 

A Anatel ta fiscalizando em todo Brasil









Após longo inverno hibernando, a fiscalização está voltando com tudo. Equipados com a última tecnologia em estações de rastreamento de sinais, a Anatel promete colocar ordem na casa.

Conhecemos há alguns dias as novas armas contra os clandestinos e piratas do rádio. Eu fiquei realmente impressionado com a precisão e facilidade com que podem rastrear uma transmissão. Com equipamentos de última geração da Thomsom Francesa, que diga-se de passagem equipa boa parte da frota das equipes de fiscalização da maioria dos países de primeiro mundo, a Anatel está pronta para sair da obscuridade no que se refere á fiscalização. Só para o estado de São Paulo serão duas estações móveis e 17 fixas, essas últimas espalhadas por várias cidades. Com certeza já sabemos que São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto terão estações fixas, resta saber para onde irão as outras.

A Únidade Móvel e Seus Equipamentos

As estações de rastreamento móveis são instaladas em furgões Mercedes especialmente modificados para essa finalidade. Não será difícil saber que se trata de umas dessas quando se deparar com elas, pois em cima do furgão, uma caixa parecida com um ar condicionado de ônibus esconde um sofisticado sistema de antenas RDF (Radio Direction Find). Esse sistema de antenas quando estendido, chega a uma altura de 10 metros.

Dentro do furgão, na parte de trás, existem duas poltronas para que os engenheiros que vão trabalhar fiquem acomodados. Em frente às poltronas uma mesa acondiciona um monitor de cristal Líquído Nokia de 19 polegadas, um teclado e uma impressora.

Na parte da frente do furgão, para o passageiro, também existe outro monitor que mostra a mesma imagem da central de monitoramento do compartimento interno.

O Software de Rastreamento e Analise de Sinais

O software roda em plataforma Windows e é incrivelmente fácil de ser usado. Eu mesmo depois de apenas alguns minutos no comando já me sentia um expert em rastreamento. Na parte direita da tela escolhe-se a frequência inicial e final da faixa que se deseja monitorar. Como resultado, no lado esquerdo superior, como pode se ver na figura abaixo, uma tela maior mostra todos os sinais capturados e suas respectivas direções, bem como, através da coloração, a intensidade de cada sinal. Nas duas janelas inferiores é mostrado o espectro radioelétrico, onde também pode se ver, como num analisador de espectro, todos os sinais existentes. Com um simples clique de mouse, você passa a ouvir o áudio do sinal selecionado. encontrar o caminho de volta). Pronto! Aparece uma nova janela com uma bússola mostrando a direção de onde vem o sinal. Nessa tela terá, ao fundo, o mapa da cidade em questão, mostrando assim a origem de onde o sinal é proveniente. A precisão é de 30 metros, portanto os clandestinos que se cuidem.

Resumindo, a Anatel está equipadíssima, com uma tecnologia de dar inveja a agentes da CIA, agora só resta sair a caça dos clandestinos que tanto atrapalham desde os serviços públicos e aéreo, como o nosso radioamadorismo.

sábado, 24 de dezembro de 2011

faça seu beep

http://www.grupocruzeirodosul.hd1.com.br/Fotos/Tecnicas/beep%20com%20rele.jpg

Como trocar os Tr 2sc 1969 e o 2sc 2166 pelo IRF 520

Como trocar os Tr 2sc 1969 e o 2sc 2166 pelo IRF 520 Sem perder potência e qualidade de áudio em seu rádio PX Voyager, Alan, Super Star, Mega Star, e outros que utilizam essa placa. As imagens e esquemas são do rádio que foram feita as mudanças em nosso laboratório.
Este é o rádio que fizemos as mudanças. É um Alan 87, um rádio que tem o mesmo chassi dos Voyager, Super Star 3900, Alan 8001 Alan 87 e o Mega Star. As mudanças não são muito complexas mas, exige um conhecimento em eletrônica e alguma experiência em rádio frequência. Nas nossas experiências com o Alan 87 não tivemos nenhum imprevisto tudo correu bem, Então deixamos claro que: Não nos responsabilizamos por danos que possam ocorrer com seu equipamento. Kiko PY2 LF - PX2Y 7031.
Como você pode ver na figura abaixo destacado em vermelho todos os componentes que serão trocados e outros que não serão mais utilizado.
As peças que serão retiradas e trocadas são: (Já com os valores das novas)
TR 56 - 43 - 44 IRF 520
R 270 - 215 = 100K/ 1/4W
R 217 - 272 - 47K 1W
R 219 = 47K 1/4W
R 271 - 216 - 218 1K Obs: sem o ferrite.
VR 20 - 10 - 11 = 100K
C209 - 171 = 152 (1500Pf) Mylar
C 175 = 680Pf /UL
Retirar C 208 e 170
Acrescentar em paralelo com D 89 um Capacitor cerâmico = 104Pf e um Resistor de 47K 1/4W

D 112 - 88 - 89 Zener 5,6V 400mW
Retirar D 90.
O método é bem simples. Deixe a  plaquinha dos tps 7,8 e 9. Não remava-a. Coloque em serie com o positivo de alimentação do rádio um amperímetro em uma escala para medir até uns 5A. Agora conecte uma carga fantasma no rádio deixe o rádio em SSB, (USB ou LSB). Feixe os 3 trimpots vr 10, 11 e 20. Agora segurando a portadora no ar você verá que no amperímetro a corrente é quase nula, ajuste vr 11 para 1A e pare. (Obs: não passe de 1A). agora aqui é que ta o macete da coisa. Ajuste vr 11 e vá olhando no amperímetro vai girando o trimpot de vagar atá quando você observar que a amperagem vai passar de 1A, não passe! quando subir para 1,1A pare! volte de vagar e deixe em 1A esse é o ponto. O mesmo se faz com o vr 20 e depois com o vr 10, vai girando até que você vê que vai passar de 1A e pare. Prontinho. se você fez tudo certo é só colocar a plaquinha nos tps 7,8, e 9 e por o rádio em AM e com a carga fantasma conectada ver o resultado no Watimetro. Regule o vr 13 para 10 a 12w em AM. Tudo pronto é só dar mais umas realinhadas nas bobinas de transmissão e fechar o rádio que tudo esta perfeito, com potência boa sem o inconveniente da portadora em banda e com um consumo de corrente moderado de 4 a 5A em AM, que é o que consomem os rádios que utilizam esses tr de saída. Parabéns.você conseguiu!!! Kiko PY2 LF - PX2Y 7031.

No esquema abaixo você pode ver os componentes já trocados e como irá ficar o rádio depois de pronto. Já com os novos transistores de saída. Não esquecer de observar que a posição dos diodos 88,89 e 112 são invertidos em relação ao esquema anterior. Com o anodo ao terra invés do catodo e são soldados pelo lado de baixo da placa.
Olha como ficou depois de pronto. O rádio foi testado até sem antena e não queimou os transistores de saída. Esses IRF 520 são porretas mesmo. (Obs. Não recomendamos que se façam testes sem antena).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CÓDIGO FONÉTICO Q

RÁDIO CIDADÃO

 

O serviço de rádio cidadão, também conhecido por Faixa Cidadão, CB ou PX, é o preferido do público devido a facilidade de instalação e o baixo custo dos equipamentos.

O tamanho da antena está diretamente ligado à faixa de operação do equipamento, nos veículos as antenas devem ter 2,73 metros de comprimento, o que representa ¼ do comprimento total da onda de rádio, que tem em torno de 11 metros. É a famosa “Maria-mole”, que é vista em jipes e caminhões pelas estradas e trilhas do Brasil. Existem também as antenas bobinadas, que são menores e possuem uma bobina, como o próprio nome indica.

Para operar um rádio PX é preciso que se tenha uma licença, que pode ser retirada (e depois paga) através da internet, no site www.anatel.com.br. Esta licença deve ser renovada todo ano.

 

 

 

RÁDIO AMADOR

 

Este serviço de comunicação é o mais completo à disposição do cidadão comum, entretanto para se obter a licença de operação deve-se fazer um curso sobre ética de operação, Código Fonético e Código Q. Para algumas classes de operação o conhecimento de eletrônica e Código Morse também se faz necessário.

 

CÓDIGO FONÉTICO

 

O código fonético é simples e é utilizado por qualquer pessoa que utilize radiocomunicação. Sua função é facilitar a identificação de letras e palavras em único padrão mundial.

 

A – Alfa

B – Bravo

C – Charlie

D – Delta

E – Eco

F – Fox

G – Golf

H – Hotel

I – Índia

J – Juliet

K – Kilo

L – Lima

M – Mike

N – November

O – Oscar

P – Papa

Q – Quebec

R – Romeu

S – Sierra

T – Tango

U – Uniform

V – Victor

X – X-ray

Y – Yanque

W – Whiskie

Z – Zulu

 

CÓDIGO Q

 

Já o Código Q pode parecer um pouco mais complicado, principalmente se você tentar decorar a lista completa, que geralmente só é utilizada pelas Forças Armadas.

Para o radioamador e faixa cidadão ela pode ser resumida em uma lista menor.

  

QRA – Nome do operador

QRB – Qual a sua distância

QRG – Freqüência de operação

QRH – Sua freqüência varia

QRL – Estou ocupado. Não interfira

QRM – Interferência de outra estação

QRN – Interferência estática ou atmosférica

QRO – Aumente sua potência (p/ rádio amador)

QRP – Diminua sua potência (p/ rádio amador)

QRQ – Manipule mais rápido

QRS – manipule mais devagar

QRR – SOS terrestre

QRT – Vou parar de transmitir

QRU – Você tem algo para mim?

QRV – Estarei a sua disposição

QRX – Aguarde sua vez de transmitir

QRY – Quando será minha vez de transmitir?

QRZ - Quem me chama?

QSB – Seu sinal varia

QSD – Sua transmissão está defeituosa

QSJ – Dinheiro

QSL – Entendido

QSM – Repita sua última mensagem

QSN – Escutou-me?

QSO – Comunicado, notícia

QSP – Ponte, retransmissão de mensagem para outra estação

QSW – Transmitirei nesta ou em outra freqüência?

QSY – Vou transmitir em outra freqüência

QSZ – Devo transmitir cada palavra ou grupo?

QTA – Anule a mensagem anterior

QTC – Mensagem, notícia

QTH – Qual sua localização exata?

QTI – Qual sua localização aproximada?

QTR – Horas

QTX – Sairei por tempo indeterminado

QUD – Recebi seu sinal de urgência

QUF – Recebi seu sinal de perigo

QAP – Permaneço na escuta

 

  

GÍRIAS NO PX

 

Quando utilizar o rádio, procure não utilizar palavrões ou gírias, a não ser as já utilizadas pelos operadores.

 

Água de eloqüência – Cachaça

Atrás do toco – Só ouvindo

Asa dura  - Avião

Anzol – Polícia Rodoviária

Anel – Primo

Ana Maria – AM

Acoplamento – Reunião

Bigodeira – Interferência

Baixa freqüência – Telefonema

Barra móvel – Automóvel

Barra náutica – Barco

Banheira – Mar

Batente – Trabalho

Bicorar – Pedir para falar

Break – Pedir para falar de RF

Botina - Amplificador

Botina branca – Médico

Botina preta – Militar

Bailarina – Caneta

Balaio – Bagunça

Bruxa – Ventania

Bobo – Relógio

Bigode a metro – Pessoalmente

Copiar – Escutar

Capacete – Sogro

Chá de urubu – Café

Canaleta – Canal

Casa de beijo – Motel

Chá de piriquito  -Chimarrão, mate

Curto circuito – Briga

Cristalografia – Família

Cristal – Esposa

Cristalina – Filha

Cristalóide – Filho

Carvão – Esposo

Comer barbante – Esperar

Chuva artificial – Banho

Centelha – Neto

Caixa preta – Rádio tansmissor

Coruja – Escuta

Carga pesada – Caminhão

Carga pesada bonequinha – Ônibus

Chucrutar – Aumentar os canais

Dois metros – Dormir

Espiras – Dinheiro

Esparadrapo – Irmão

Feijão queimado – Amante

Fio Maravilha – FM

Feiticeiro – Técnico de rádio

Fundo de poço – Sinal baixo, fraco

Gordurames – Comida

Grega – Viagem

Lilico – Amplificador linear

Loura suada – Cerveja

Levanta a Saia Baiana – LSB

Lambari – Estação fraca

Linha de 500 – Telefonema

Munheca de pau – Operador novato

Modular – Falar

Macaco preto – Telefone

Musquiteiro – Rádio

Mosca branca – Zona de silêncio

Orelha – vizinho

Pé de pato – Navio

Pitimbado – Doente, quebrado

Portadora – Transmissão sem fala

Papai Noel – DENTEL

Pirambeira – Sair, desaparecer

Pipoca – Afilhado

Pica-pau – Manipulador de telegrafia

PX Maior – Deus

Para-raio – Sogra

Primeiríssima – Mãe

Pé de borracha – Carro

Pé de ferro – Trem

Pé de sola – A pé

QTO –Sanitário

Perneta – Colega

Roger – Câmbio

Reco-reco nas costelas – Abraço

Shack – Local da estação

Santiago – Sinal

Trapissuna – Aparelhagem

Turmalina – Namorada

Tapete branco – Papel

Tapete preto – Asfalto

Tubarão – Estação forte

Teresinha Vasconcelos – TV

Urubu Sai de Baixo – USB

Vertical – Conversa pessoal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Medidas de Cabos 50 Ohms para PX

Medidas de Cabos 50 Ohms para PX
Para se instalar um rádio (PX no caso) Você precisa levar alguns fatores em consideração antes de apertar o PTT. A Medida do cabo por exemplo é um dos principais fatores a se levar em conta.
Como comprar um cabo e que cabo comprar? Antes de comprar você deve saber se a se é de boa qualidade e se a impedância é compatível com seu equipamento.
Descreveremos a baixo a medida correta do cabo para a faixa do cidadão (PX)
Pois as perdas reduzem muito a potência efetiva irradiada pelo rádio diminuindo e bastante o alcance da estação.
A instalação tecnicamente correta é um elemento chave, desempenha bem sua função, trabalha com um rendimento de 100% nas frequências que interessam, suprimindo as que podem atrapalhar os receptores de adjacentes de televisão, você pode evitar aborrecimentos instalando de forma adequada seu sistema de rádio.
  Vamos entender a importância do cabo coaxial, que é o elemento que liga o rádio transceptor a antena, entendendo primeiramente o fator de velocidade.
  A rádio frequência (RF), viaja no espaço na velocidade da luz (300.000 Km/s), em outros meios, como por exemplo nos cabos coaxiais, a velocidade de transmissão muda, viajando em velocidades bem diferentes.
  Nos cabos esta velocidade muda de acordo com o fabricante, material utilizado e tempo de uso. Enquanto o cabo é novo, a velocidade de propagação é determinada pelo fabricante, que serve de parâmetro para diversos cálculos.
  Daremos a seguir alguns exemplo de propagação em cabos coaxiais mais usados na faixa do cidadão.

  Coaxial (celular) RGC-213 = 82% = fator de velocidade do cabo.

  Coaxial (comum) RG-58 = 66% = fator de velocidade do cabo.

  Vamos ver um exemplo.

  MEIA ONDA ELÉTRICA, é um tamanho obtido basicamente a partir de meio comprimento de onda no espaço, multiplicado pelo fator de velocidade do cabo. Adotando-se a frequência de 27,305 MHz, que é exatamente o centro da faixa do cidadão, meia onda "NO AR" seria 150 (meia velocidade da luz) dividindo a freqüência (27,305) ficaria assim, 150/27,305 = 5,493 metros .
  E no cabo coaxial como ficaria meia onda elétrica?.

  Coaxial (celular) RGC - 213 = 5,493 X 0,82 = 4,504 metros .
  Coaxial (comum) RG - 58 = 5,493 X 0,66 = 3,625 metros .

  Onde, 0,82 e 0,66 é a velocidade de propagação do cabo.

  Estes comprimentos e seus múltiplos tem a seguinte particularidade, toda a impedância existente em um extremo do cabo, vai aparecer no outro extremo.
  Um cabo cortado nas dimensões acima, não chegam a lugar algum, pois são muito curtos, imagine que você necessite de no mínimo 10 metros de cabo para a sua antena, então você vai usar três trechos de meia onda elétrica dessa maneira.

  3 X 4,504 (RGC-213) = 13,512 metros .
  3 X 3,625 (RG-58) = 10,875 metros .

  Para facilitar damos abaixo alguns comprimentos de cabos (até 10x o comprimento padrão) para deixar sua estação afinadinha
RG-58 RGC-213
3,625 m 4,504 m
7,250 m 9,008 m
10,875 m 13,512 m
14,500 m 18,016 m
18,125 m 22,520 m
21,750 m 27,024 m
25,375 m 31,528 m
29,000 m 36,032 m
32,625 m 40,536 m
36,250 m 45,040 m
É importante salientar que quanto menor a distância entre o transmissor e a antena, mais potência será transferida e melhor será a recepção.   Seguindo as medidas do cabo coaxial acima, e ajustando sua antena conforme determina o fabricante, é quase certo de que você não terá problemas, um outro ponto importante a ser lembrado é quanto a se verificar a ROE (Ondas Estacionárias) de sua estação, rádios maiores como por exemplo o Cobra 148 GTL, Voyager, Alan, Ranger etc. vem com um medidor incorporado no rádio,¨ em outra pagina deste site tratamos mais detalhado desse assunto¨. se o seu rádio não tiver, peça ajuda a um amigo, normalmente os radio operadores tem um senso de companheirismo muito grande, e se necessário for, faça pequenos ajustes em sua antena, para deixar a ROE bem baixa. O ideal é que a ROE esteja abaixo de 2 entre 1.1 e 2. quanto mais baixo melhor. Como diria nosso amigo o coelho perna longa: É isso ai ppessoal. PY2 LF
Materia de pesquisa e edição do PCP
A matéria mais esperada por todos os amantes dessa vedete do Rádio Cidadão, Tudo sobre esse maravilhoso equipamento que apesar dos novos rádios que estão sendo lançado continua sendo por muitos o melhor rádio já construido. Cobra 148GTL, um verdadeiro clássico em funcionamento até hoje.