domingo, 25 de março de 2012

Os radioamadores do RN

Os radioamadores do RN ainda continuam ativos

Já dizia Chacrinha: "quem não se comunica, se trumbica". E que Internet que nada. E nem MSN, celular, Orkut... A banda RPM já anunciava: "está no ar, nas ondas do rádio". Esse é o território do radioamadorismo, uma atividade que utiliza nosso velho conhecido, o rádio, para prestar serviços de utilidade pública e aproximar pessoas do mundo inteiro. Mesmo com toda a evolução tecnológica, o radioamadorismo segue firme nos dias de hoje.

Recentemente, as atividades de um radioamador ganharam destaque na imprensa nacional. O alagoano André Sampaio, 59 anos, participou ativamente dos trabalhos iniciais de busca pelos destroços do vôo AF 447 da Air France. Sampaio mora em Fernando de Noranha e teve papel em salvamentos de pessoas em mais de 20 desastres aéreos e marítimos em seus 30 anos de radioamador. Foi ele a confirmar, em primeira mão, a notícia da localização do que seriam os primeiros destroços do Airbus. A informação foi oficializada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Tal como o papel desempenhado por Sampaio em Fernando de Noronha, o presidente do Clube de Radioamadores do RN, o advogado Maurício Barreto, 60, ressalta que o radioamadorismo já prestou um grande serviço de utilidade pública no estado. "Os radioamadores eram acionados em ocasiões de calamidade pública como em cheias, enchentes, buscas por embarcações ou aeronaves e comunicações distantes. Por muitos anos foi o rádio que prestou esse serviço".

Ele lembra uma inundação que atingiu o Vale do Açu nos anos 60. "Os radioamadores montaram estações nos municípios atingidos, possibilitando a comunicação com Natal e a organização de uma rede de assistência. Montamos a cadeia de rádio e a partir dela, as canoas, barcos e helicópteros puderam fazer seu papel. Salvamos várias vidas retirando as pessoas da águas e distribuindo alimentos".

No RN, as atividades radioamadoras foram iniciadas em 1946 por meio do dentista José Bezerra Marinho. Um ano depois surgia o Clube de Radioamadores, inaugurado em 1948, emum terreno doado pelo governador José Varella. "O radioamadorismo começou a se difundir e ganhar novos adeptos a partir do clube. Naquela época os meios de comunicação eram bastante rudimentares. Para falar com alguém no Rio de Janeiro, o natalense descia até a Ribeira, marcava hora para usar o telefone público e ainda assim não era garantido que fosse conseguir completar a chamada. Com o rádio se falava praticamente na hora".

Radioamadores formam o maior Clube do Mundo

RADIOAMADOR - Radioamadores formam o maior Clube do Mundo


- Não temos dúvidas em afirmar que os radioamadores formam um dos maiores clubes leigos do mundo.

- O mundo é um imenso reservatório da boa vontade, disso temos consciência.As incompreensões são criadas e exploradas, quase sempre, por uma minoria inconformada. Essa assertiva, entretanto, está longe de ser explicada ao radioamador que, com suacompreensão ótica, sua vontade consciente, seu sentimento de fraternidade, seu patriotismoacendrado, sua crença num Ente Supremo, se sobrepõe aos interesses subalternos que temlevado o mundo a discórdia e a incompreensão, perturbando a harmonia universal.

- É incontestável, portanto, que a nossa finalidade colima sempre uma boa causa, sem dela fazermos alarde. Por isso mesmo, dentro da sinceridade e limpidez com que se ornam as boas causas, as manifestações do pensamento humano, traduzindo os sentimentos sadios dos seusbatalhadores, onde nós radioamadores nos incluímos, varam os anos e chegam a posteridade. É o fruto vivificador daqueles que tem por escopo o bem comum, a felicidade geral, a pazinterior.

- Os radioamadores são esses bandeirantes que rasgam as estradas largas da técnica, da confraternização, do serviço ao próximo, criando em cada um de nós o sentimento do dever cumprido.

- A segura formação do radioamador, a sua integração nos problemas humanos, sociais, técnicos ou econômicos, o leva a preservação da unidade, porque sabe relacionar os fatores positivos e eliminar as quantidades negativas.

- Os radioamadores são esses viajantes do éter, que conquistam o espaço e penetram em todos os cantos, plantando em cada pouso a semente da concórdia e fazendo-se presente nas maiores conquistas do saber humano e nas menores. São os matizes das condições sociais ou econômicas, dascondições étnicas ou religiosas, o radioamador‚ sempre igual, nem inferior, nem superior.

- O radioamadorismo nivela todos a uma mesma altitude, onde todos se vêem, todos se olham, todos comungam a mesma idéia, o mesmo objetivo: "o bem da humanidade, a paz universal, a compreensão humana".

- É fora de dúvida, portanto, que devemos lutar, pois só através da luta no bom sentido, do esforço tenaz, o homem pode subir, progredir, sublimar-se. O aniquilamento é a negativa do valor. Enquanto o homem não se conhece, não alcança a paz de espírito, não confia em si mesmo, sente a impressão do medo e não consegue nem a clareza para encontrar as soluções pelas quais o coração anseia.

- Conhecer-se, entretanto, não consiste apenas em observar o modo de ser, de pensar ou de agir. O verdadeiro conhecimento é de caráter ativo e se traduz em realizações. E é no radioamadorismo que encontramos todas as possibilidades para que o homem se complete, se torne um forte e aprenda a querer amar, como aprende a trabalhar e a servir.

- E por entendermos o radioamador, é que dizemos, sem dúvida nenhuma, serem eles o baluarte da integração, os paladinos da união, os irmãos que sabem o que pode o homem quando tem a consciência sadia.

Rádio Amador - Mossoró (matéria TV Ponta Negra)

PROVA PARA RADIOAMADOR

PROVA PARA RADIOAMADOR NO QRV CLUBE DE MOSSORÒ DIA 1 DE ABRIL DE 2012

Arquivos para Download

  1. Arquivos Técnicos

Em busca do áudio perfeito.

Quando se fala em áudio perfeito, eis que surge alguém dizendo sobre o recurso DSP, mas primeiro vamos explicar o que seja DSP, pois um monte de gente nem tem idéia do que seja.

DSP = Digital signal processing, ou Processamento de Sinal Digital.

O objetivo do DSP é, geralmente, para medir, filtrar, e comprimir notas contínuas do mundo real (sons), transformando-os em sinais digitais. 

O primeiro passo é, geralmente, para converter o sinal a partir de um som analógico para a forma digital, por amostragem e, em seguida, digitalizando-o usando um conversor analógico-digital (ADC), que transforma o sinal analógico para um fluxo de números.  

Este processo é mais complexo do que o processamento analógico, e tem uma gama de valores discretos, pois a aplicação de poder computacional para processamento de sinal digital, permite muitas vantagens sobre o processamento analógico em muitas aplicações, tais como a detecção e correcção de erros na transmissão, bem como a compressão de dados. 

O problema é que no conceito, na teoria, é tudo perfeito, só que na prática a coisa não é bem assim, pois não existe som digital, existe som analógico; na verdade qualquer som é analógico e o único som digital existente são provenientes daqueles beeps de computador quando é ligado, nada mais.

Se o conceito está equivocado embora a intenção seja boa, no que isso pode importar, no caso de um áudio DPS?

Simples, existe pequeno engodo nessa história que não é comentado, pois a distância de um áudio DPS, para um áudio pura e simplesmente processado, e um áudio amplificado, é bem pouca; o que diferencia é o método de aplicação deste sistema.

Surgirão postagens contrárias, é fato, mas para o sucesso de um áudio DSP é necessário um equipamento cuja largura de banda seja superior à normal, ou seja, para funcionar o DSP é necessário ocupar bem mais que uma faixa normal de transmissão, e isso significa obrigatoriamente o uso de linear, pois sabe-se por conceito básico que, quando mais fina for a linha de transmissão, mais longe sua estação é capaz de chegar, e essa grandeza é inversamente proporcional.

Na busca pelo áudio perfeito muitas atrocidades são realizadas nos equipamentos, muitos são os microfones e mesas utilizados, e acabamos por ignorar o que há de bom no mercado, optando pelo que há de mais caro, não pelo que há de funcional.

Áudio perfeito é aquele cuja modulação remete à pessoa que está modulando, ou seja, entrou fulano no rádio e você o reconhece porque sabe que aquela é sua voz, pessoalmente. Não podemos confundir áudio digitalizado com áudio trabalhado.


Se o seu transceptor reproduz fielmente sua voz, ótimo, o único problema é para os locutores que possuem voz grave, com ausência de agudos. Como é que se coloca agudos e médios em uma pessoa que não produz este som, é o mesmo que pedir a seu cachorro que recite um poema, não tem jeito; o que você pode fazer é confundir o transmissor, aumentando o ganho de recepção da cápsula para que o "ruído branco" adentre à modulação, causando impressão de local aberto; e sim, isto corrige a modulação deficitária, ou a utilização de um equalizador paramétrico onde as frequências mais baixas são reduzidas ao mesmo nível daquelas que você não produz. Claro, a solução está no ganho da cápsula, pois além de rápida, é bem mais barata.

Não se engane instalando mesas de som em seu transceptor, a não ser que a instalação pule a entrada dos filtros do microfone originais, pois caso contrário não dará certo; e não se esqueça, só coloque a mão em seu rádio se tiver certeza do que está fazendo.

sábado, 24 de março de 2012

Medidas de Cabo

Medidas de Cabo

Cabo coaxial Para PX

Para se instalar um rádio (PX no caso) Você precisa levar alguns fatores em consideração antes de apertar o PTT. A Medida do cabo por exemplo é um dos principais fatores a se levar em conta. 
 
Como comprar um cabo e que cabo comprar? Antes de comprar você deve saber se a se é de boa qualidade e se a impedância é compatível com seu equipamento.
 
Descreveremos a baixo a medida correta do cabo para a faixa do cidadão (PX) 
Pois as perdas reduzem muito a potência efetiva irradiada pelo rádio diminuindo e bastante o alcance da estação. 
A instalação tecnicamente correta é um elemento chave, desempenha bem sua função, trabalha com um rendimento de 100% nas freqüências que interessam, suprimindo as que podem atrapalhar os receptores de adjacentes de televisão, você pode evitar aborrecimentos instalando de forma adequada seu sistema de rádio. 
Vamos entender a importância do cabo coaxial, que é o elemento que liga o rádio transceptor a antena, entendendo primeiramente o fator de velocidade. 
A rádio freqüência (RF), viaja no espaço na velocidade da luz (300.000 Km/s), em outros meios, como por exemplo nos cabos coaxiais, a velocidade de transmissão muda, viajando em velocidades bem diferentes. 
 
Nos cabos esta velocidade muda de acordo com o fabricante, material utilizado e tempo de uso. Enquanto o cabo é novo, a velocidade de propagação é determinada pelo fabricante, que serve de parâmetro para diversos cálculos.
  
Daremos a seguir alguns exemplo de propagação em cabos coaxiais mais usados na faixa do cidadão. 

Coaxial (celular) RGC-213 = 82% = fator de velocidade do cabo. 


Coaxial (comum) RG-58 = 66% = fator de velocidade do cabo. 


Vamos ver um exemplo. 
 
MEIA ONDA ELÉTRICA, é um tamanho obtido basicamente a partir de meio comprimento de onda no espaço, multiplicado pelo fator de velocidade do cabo. Adotando-se a freqüência de 27,305 MHz, que é exatamente o centro da faixa do cidadão, meia onda "NO AR" seria 150 (meia velocidade da luz) dividindo a freqüência (27,305) ficaria assim, 150/27,305 = 5,493 metros .
 
E no cabo coaxial como ficaria meia onda elétrica?. 

Coaxial (celular) RGC - 213 = 5,493 X 0,82 = 4,504 metros . 

Coaxial (comum) RG - 58 = 5,493 X 0,66 = 3,625 metros . 

Onde, 0,82 e 0,66 é a velocidade de propagação do cabo. 
 
 
Estes comprimentos e seus múltiplos tem a seguinte particularidade, toda a impedância existente em um extremo do cabo, vai aparecer no outro extremo. 
Um cabo cortado nas dimensões acima, não chegam a lugar algum, pois são muito curtos, imagine que você necessite de no mínimo 10 metros de cabo para a sua antena, então você vai usar três trechos de meia onda elétrica dessa maneira. 

3 X 4,504 (RGC-213) = 13,512 metros . 

3 X 3,625 (RG-58) = 10,875 metros . 

Para facilitar damos abaixo alguns comprimentos de cabos (até 10x o comprimento padrão) para deixar sua estação afinadinha

 
RG-58 RGC-213
 
3,625 m 4,504 m
 
7,250 m 9,008 m
 
10,875 m 13,512 m
 
14,500 m 18,016 m
 
18,125 m 22,520 m
 
21,750 m 27,024 m
 
25,375 m 31,528 m
 
29,000 m 36,032 m
 
32,625 m 40,536 m
 
36,250 m 45,040 m


CÓDIGO "Q" REFERÊNCIAS MAIS COMUNS EM RÁDIO-OPERAÇÃO

O código Q é uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radio telegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo   Porém códigos Q foram criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregado depois da introdução transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitado a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.
 
  oi criado em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radio comunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à 3ª convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913. 
Os grupos de QOA a QQZ são reservados ao serviço marítimo.
Os grupos de QAA a QNZ são reservados para o serviço aeronáutico.
 
CÓDIGO SIGNIFICADO
QRA Como se chama a sua estação?
QRB A que distância aproximada está de minha estação?
QRC Quem se encarrega de pagar as contas ou taxas de sua estação?
QRD Onde você vai... e de onde vem?
QRE Qual a hora estimada de chegada?
QRF Regresse a... ( lugar )
QRG Qual é a freqüência utilizada?
QRH Minha freqüência varia?
QRI Qual é a tonalidade de minha emissão?
QRJ Quantas conferências (ligações) radiotelefônicas tens para despachar?
QRK Qual a clareza dos meus sinais?
1 - Ruim
2 - Pobre
3 - Razoável
4 - Boa
5 - Excelente
QRL Estou ocupado?
QRM Você está sofrendo interferência?
QRN As condições atmosféricas estão perturbando (Estática)?
1 - Não existe
2 - Ligeiramente
3 – Moderadamente
4 - Consideravelmente
5 - Extremamente
QRO Devo aumentar a potência de transmissão?
QRP Devo diminuir a potência de transmissão?
QRQ Devo transmitir mais depressa?
QRR Você está preparado para operação automática?
QRS Devo transmitir mais devagar?
QRT Devo cessar a transmissão?
QRU Tem algo para mim?
QRV Você está preparado?
QRW Devo avisar a... que você o chama na freqüência de...
QRX Quando me chamará novamente?
QRY Qual a minha ordem de vez?
QRZ Quem me chama?
QSA Qual a intensidade de meus sinais?1 - Apenas perceptível
2 - Fraca
3 - Bastante boa
4 - Boa
5 - Ótima
QSB A intensidade de meus sinais varia?
QSC Seu barco é de carga?
QSD É defeituosa minha manipulação?
QSE Qual o local estimado da deriva da embarcação o ou dispositivo de salvamento?
QSF Você efetuou o salvamento?
QSG Devo transmitir... telegramas de uma vez?
QSH Você pode retornar usando o equipamento radiogoniométrico?
QSI Não há possibilidade de interromper sua transmissão (só resposta).
QSJ Quanto devo pagar. Qual a taxa a ser cobrada para...?
QSK Pode escutar-me entre seus sinais? Caso afirmativo pode interromper-me.
QSL Pode acusar recebimento   (entendido)?
QSM Devo repetir a mensagem anterior?
QSN Você me ouviu (indicativo de chamada) em ...kHz (ou MHz)?
QSO Comunicar-se diretamente com ...
QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...?
QSQ Tem médico a bordo  ou Fulano está a bordo?
QSR Tenho que repetir a chamada na freqüência de chamada?
QSS Que freqüência de trabalho você utiliza?
QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência?
QSV Devo transmitir uma seqüência "V" nesta freqüência
QSW Queres transmitir nesta freqüência?
QSX Queres escutar a ... (indicativo de chamada) em kHz (ou MHz)?
QSY Tenho que passar a transmitir em outra freqüência?
QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo várias vezes?
QTA Devo anular a mensagem número...?
QTB Você está de acordo com minha contagem de palavras?
QTC Quantas mensagens tens por transmitir?
QTD O que recolheu o barco de salvamento ou a aeronave de salvamento?
1 - número de sobreviventes
2 - restos de naufrágio
3 - número de cadáveres
QTE Qual é a minha marcação verdadeira (coordenadas geográficas) com relação a você?
QTF Quer indicar-me a situação de minha estação com relação as marcações tomadas pelas estações radiogoniométricas que você controla?
QTG Quer transmitir 2 traços de 10 segundos cada um seguido de seu indicativo de chamada?
QTH Qual a sua posição em latitude e longitude (endereço)?
QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO com correção do declínio magnético?
QTJ Qual é a sua velocidade   (velocidade do navio ou aeronave, com relação à água ou ar)?
QTK Qual é a velocidade de sua embarcação ou aeronave com relação à superfície da terra?
QTL Qual é o seu rumo VERDADEIRO?
QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO?
QTN A que horas saiu de... (lugar)?
QTO Já saiu da Baía ou Porto, (ou já decolou)?
QTP Vai entrar na Baía ou Porto (ou pousar)?
QTQ Pode comunicar-se com minha estação por meio de Código Internacional de sinais?
QTR Qual a hora certa?
QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada durante .... minutos agora ou às .... horas, em kHz ou MHz a fim de que sua freqüência possa ser medida?
QTT O sinal de identificação que segue se sobrepõe a outra emissão?
QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação?
QTV Devo escutar você na freqüência de ... kHz ou MHz de... às ... horas?
QTW Como se encontram os sobreviventes?
QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que o avise ou até às ... horas?
QTY Você se dirige ao local de sinistro.  Caso afirmativo, quando espera chegar?
QTZ Você continua a busca?
QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada)?
QUB Pode dar-me, na ordem que se segue, informações sobre: visibilidade, altura das nuvens, direção e velocidade do vento de superfície em ...(lugar de observação)?
QUC Qual é o número (ou outra indicação) da minha última mensagem ou de (indicativo de chamada) que recebeu?
QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por...(indicativo de chamada da estação móvel)?
QUE Pode fazer uso da telefonia ... (idioma) por meio de um intérprete caso necessário, em qual freqüência?
QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ...(indicativo de chamada da estação móvel)?
QUG Será forçado a pousar, (amerissar -- aterrissar -- atracar)?
QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?
QUI Suas luzes de navegação estão acesas?
QUJ Quer indicar a proa verdadeira (rumo) que devo seguir para dirigir-me em sua direção (ou na direção de ...)?
QUK Pode me informar as condições do mar em... (lugar ou coordenadas)?
QUL Pode me informar as vagas observadas em... ( lugar ou coordenadas )?
QUM Posso recomeçar o tráfego normal?
QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou nas proximidades de latitude ... e longitude...), que indiquem sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade.
QUO Devo efetuar busca de ...
1 - Aeronave
2 - Navio
3 - Barco salva-vidas,
nas proximidades da latitude... longitude... (ou de acordo com
qualquer outra indicação)?
QUP Quer indicar-me sua posição por meio de...
1 - Refletores
2 - Rastro de fumaça
3 - Sinais pirotécnicos
QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível, e, caso ouça ou aviste um aeronave, dirigir meu facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso?
QUR Os sobreviventes...
1 - Receberam salva-vidas?
2 - Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3 - Foram encontrados pela unidade de salvamento de terra?
QUS Avistou os sobreviventes ou os destroços?  Em caso afirmativo, em que posição?
QUT O local do acidente já foi marcado?
QUU Quer que dirija o navio ou aeronave para minha posição?
QUW Você está na zona de exploração indicada como... (símbolo ou local zona - latitude e longitude)?
QUY Existe marcação da posição da embarcação de salvamento?
Observações:

"QAP" é utilizado no Serviço Aeronáutico .
"QRA"(nome da estação) é o indicativo de chamada. Ex: PX2... 
"QTO" não é banheiro !


Medir Roe

Medir Roe

Olhando para a figura 1 vemos a frente de um dos mais conhecido rádio px. O famoso Cobra 148 GTL, e é nesse modelo que vamos aprender como se mede a onda estacionária, ou R-O-E. Depois nos outros modelos como: Os rádios: Voyager, Alan, Ranger, o método é bem parecido, ficando fácil de efetuar as medições. Vemos pela figura 1 o botão duplo com a inscrição de Gain-Swr Cal, para a medida usaremos o de dentro Swr/Cal e também o outro botão ao lado desse que tem as posições S/RF depois CAL e por fim SWR.

 Então vamos lá. Conecte o rádio na antena a ser verificada coloque o PTT e ligue o rádio. Agora como mostrado na figura 2 coloque a chave na posição CAL. Segure o PTT (Microfone) apertado e no botão do lado esquerdo que é duplo, gire o botãozinho de "dentro" SWR/CAL e vá olhando no ponteiro do S-Meter até que fique bem encima da setinha vermelha como mostrado na figura 3.

 Solte o PTT e mude a chave de CAL para SWR como mostrado na figura 4, aperte o PTT agora você terá a leitura da onda estacionária da sua antena. É só olhar para o ponteiro do "vu" e conferir, se estiver encima do número 1, maravilha sua antena esta ótima! Se estiver sobre o número 2 ainda estará dentro do aceitável, mas se passar de 2 é melhor acertar a antena ou o cabo, até que consiga o menor nível da relação onda estacionária.

 
 
Depois de conferir a R-O-E da sua antena volte a chave na posição 
S/RF como mostrado na figura 5, para que possa monitorar o sinal de RX do seu Tranceptor.
Agora que a estacionária está ok, é só chamar CQ e fazer ótimos contatos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tecnica X Potência

Tecnica X Potência

Antenas fazem com que a comunicação entre rádios aconteça, elas são o componente chave da estação. Uma antena bem dimensionada e calibrada aumenta a eficiência da estação e diminui as chances de TVI (interferência - Discutirei interferência em um texto exclusivo).


Técnica X Potência
 Cada um usa o PX para uma finalidade, mas acredito que hoje em dia com os avanços tecnologicos, telefone celular, Internet, etc... o PX não é mais usado como fonte primária de comunicação utilitária. Nos anos 70, 80, muitos taxistas (bandeira 2)  e caminhoneiros usavam o PX  no pé de borracha e muitos ainda usam até hoje, mas como uma forma de comunicação secundária.
O PX se tornou um hobby. Muitas pessoas me perguntam, porque eu gosto de rádio, se dependo de propagação, ajuste da antena etc...Eu costumo comparar a radio comunicação e a internet ou celular da seguinte forma:
 " A diferença entre comunicar-se por internet e pelo rádio é a mesma do que comprar um peixe no mercado ou ir pescar o peixe".
Nos dois casos você gosta de peixe, mas pescando você precisa de habilidade, paciência, equipamentos etc...o mesmo acontece com o rádio, o objetivo é a comunicação, mas com o rádio você precisa de equipamento próprio, habilidade para instalar e calibrar a estação e paciência para aberturas de propagação se seu objetivo é fazer DX ( Comunicação a longas distâncias).
Para o radio operador não existe satisfação maior do que saber que o sinal que foi gerado na sua estação foi ouvido há longas distâncias e com bom audio e bom sinal...é o classico: "Fala macanudo!!! Quanto eu tô chegando? " Se a resposta vier 9+30 com o audio acompanhando é muito melhor do que: Chegando 1,2 junto com o QRM....

Para que uma antena irradie 100% do sinal gerado pelo rádio é necessário existir um casamento perfeito entre rádio, linha de transmissão e antena.
Muitas vezes o "macanudo" insatisfeito com o desempenho da sua estação acaba instalando uma "Bota" ou amplificador linear.
Na maioria dos casos isso gera interferência na sua própria casa e nos vizinhos. Quem usa PX por algum tempo sabe que uma das piores coisas é um vizinho te chamando dizendo: "Você está entrando na televisão, ou no rádio etc..." Apartir do momento que você for identificado como o causador do problema acabou o sossego para falar no rádio. Se uma estação móvel passar e gerar intereferência o seu vizinho vai culpar você!!
Na minha opinião não vale a pena perder a amizade por causa de um hobby, mesmo se a antena de televisão dele esteja faltando pedaços, com cabo quebrado etc...
 Na tabela ao lado dá para visualizar a relação Potência X Sinal Recebido.
 
 

 


Tabela comparativa de Potência X Força do sinal recebido
Na Tabela acima dá para ver que a diferença entre a transmissão com 1 Watt e com 1500 watts é de aproximadamente 4.5  pontos na escala do rádio. Isso significa que com 10 watts, que é a potência permitida para o PX,(obrigado Rodolfo!!) você coloca um bom sinal com uma chance menor de interferência no vizinho, além do que potências muito elevadas podem provocar danos a saúde e é um dos tópicos que serão abordados neste site.
Como melhorar a transmissão sem aumentar a potência?
Essa é a pergunta de ouro do radio operador!! Existem várias formas de melhorar a transmissão. Uma delas é diminuindo as perdas que ocorrem entre o rádio e a antena pelo cabo coaxial (linha de transmissão).
Para o PX é recomendado o uso do cabo coaxial de 50 ohms. Uma das formas de reduzir perdas é reduzir o tamanho do cabo. O assunto de cortar o cabo de acordo com multiplos ímpares de 1,825cm para ter uma boa estacionária gera sempre polêmica. Na minha estação eu uso o menor comprimento de cabo possível da antena até o rádio e para os defensores dos múltiplos, corte o cabo no menor múltiplo possivel para reduzir perdas na linha de tranmissão e acaba a polêmica, mas não fique cortando pedacinhos de cabo até atingir uma boa estacionária, pois dessa forma você está mudando a impedância da linha de transmissão. A estacionária (SWR) deve ser regulada na antena e não no cabo.
Outra forma de melhorar a transmissão é escolhendo o tipo de antena.
Antenas tem características diferentes, algumas não melhores para comunicação local, outras para DX, cada antena tem seu custo X benefício. Elas podem ser direcionais, Semi Direcionais (Antena L e Plano Terra), 5/8 de onda, entre outras.
A quatidade de DB's que a antena oferece geralmente indica a eficiência da antena. De qualquer forma uma antena direcional que tem mais DB's do que uma plano terra, pode não ser eficiente para comunicações locais como é a plano terra.
Ai vão algumas dicas de segurança para que o PX continue sendo um hobby saudável.
 
 
 
Quando instalar antenas...
 
-Nunca suba sozinho, isso inclui torres, lajes, telhados e escadas, tenha sempre uma pessoa que possa estar lhe auxiliando.
 
-Se você não se sentir confortável com altura, deixe que outro macanudo que tenha mais experiência te ajude. 
 
- Se tiver em uma torre, sempre use equipamento apropriado de segurança (cinto).
 
-Planeje o que você vai fazer antes de começar, tenha as ferramentas e materiais ao seu alcance.
 
-Procure deixar a cervejinha para depois da instalação da antena, não suba se estiver distraído ou cansado.
 
 
 
Em relação a exposição de RF...
 
A ARRL (American Radio Relay League) desenvolveu um guia sobre a segurança em relação a exposição ao RF.
 
Ai vai a tradução simplificada desse guia.
 
-Mesmo que a antena esteja em uma torre longe de oferecer perigo a outras pessoas, tenha certeza de que a radiação de RF esteja confinada aos elementos que irradiam o RF. Mantenha uma boa estacionária e use um bom cabo coaxial.
 
-Ninguém deve se aproximar de uma antena que estiver em uso (transmitindo). Isso também serve para antenas móveis. Procure não usar antenas internas.
 
-Se usar lineares (botas), não opere com o aparelho aberto.
 
-Não fique perto de lineares (botas) quando estiverem ligadas.
 
-Se usar HT (rádio portátil), use sempre a potência mais baixa possivel para manter uma boa comunicação.
 
 
 
Fatores relacionados a exposição de RF
 
 
A exposição a baixos níveis de RF não causam problemas ao organismo. Altas potências em algumas frequências e a quantidade de energia que o corpo absorve pode ser o problema. Há vários fatores que podem ser considerados juntamente com o nível de potência, estes incluem:
 
  -Densidade da potência (medida em miliwatts por centímetro quadrado mW/cm2): Intensidade de RF, que é potência por unidade de área. Por exemplo; Se a desidade de potência no campo de RF é de 10mW/cm2 e a área da sua mão for de 75cm2, então se exposto aquele campo de RF, sua mão será exposta ao total de 10X75= 750mW de RF. A densidade de potência é maior perto de antenas ou na direção em que as antenas tem maior ganho. Aumentando a potência de transmissão, aumenta a densidade de potência ao redor da antena. Aumentando a sua distância de uma antena, diminui a densidade de potência.
 
  -Absorção: É a energia que é absorvida pelo corpo. Essa energia varia com a frequência, densidade da potência e do ciclo de transmissão; Depende do tamanho do corpo ou do tamnaho da área afetada. Geralmente é mais afetada onde as partes do corpo são naturalmente "ressonantes". Braços e pernas: maior absorção no Spectrum de VHF (30MHz a 300 MHz); A cabeça é mais sensível às fequências de UHF (300MHz à 3GHz); Os olhos são afetados por frequências acima de 1GHz. As frequências de maior taxa de absorção pelo corpo são de 30MHz à 1500 MHz.
 
  -Ciclo: É o tempo em que o transmissor está ligado, transmitindo, gerando exposição (enquanto o radio operador modula ou emite portadora). Quanto mais baixo é o tempo da transmissão, menor é a exposição.
O modo de transmissão também influi no ciclo. Por exemplo em SSB a potência é emitida em picos, ao passo que em AM a potência é constante, portanto uma transmissão em SSB usando 150Watts seria equivalente a uma exposição de 15 Watts AM, considerando fatores iguais de tempo de modulação.