domingo, 28 de abril de 2013

antena dipolo para 80 mts sem uso de bobina



ANTENA ENCURTADA PARA 20 METROS

ANTENA ENCURTADA PARA 20 METROS -  14,200 MHZ  -  DIPOLO RÍGIDO 
O processo desta antena é o mesmo das antenas já publicadas na FEIRINHA DIGITAL
para os 40 e 80 mts. 
Comprimento total ----------- 6 metros
Cada lado ---------------------- 3 metros
Diâmetro do fio da bobina -- 1,4 m/m
Numero de espiras ------------ 8
Espaçamento das espiras ----- 1m/m
Percentagem de encurtamento da antena (antes de ajuste)---- 32%
Micro henry (bobina)--------- 8,9
Diâmetro das bobinas -------- 40m/m
Espaçamento do centro ------- 180m/m
Comprimento do tubo do centro á bobina 0,75 m
Diâmetro do tubo do centro á bobina --- 1” ou 2,54cm
Diâmetro do tubo da bobina á ponta ---- 20 m/m
Comprimento do tubo da bobina á ponta ---- 1,99 m 
Achar o valor de ¼ de onda :                 71/14.200=5m
Achar percentual de encurtamento:       2,5m/5mx100=50%
Achar percentagem da posição da bobina no dipólo:    0,80m/2,5mx100=32%
Tabela de calculo ---- 800
Achar valor de micro henry :    800/ 6.28x14,200=8,9Mh
Tabela de espiras:      8,5 espiras + ou –
Coloquei 8 espiras e aumentei mais 50cm de cada lado, deixou de ter 5m no total para passar a 6m. ( por interesse de colocar à frente dos dipolos rígidos de 40 e 80mts já feitos e no mesmo boom ) 9,60m a de 80m, 8,35m a de 40m e agora 6m a dos 40m.
Resumo de ROE :
                              14,100Mhz -----1.2
                              14,150Mhz -----1.2
                              14,200Mhz -----1,1
                              14,250Mhz -----1,1
                              14,300Mhz -----1.2
                              14,350Mhz -----1.3 
Segue o desenho e fotos da antena ensaiada.

sábado, 27 de abril de 2013

esquemas antenasTestados e Aprovados por PU2RKP

Projetos de antenas Testados e Aprovados por PU2RKP





PROJETO 1
Esta é uma antena encurtada para banda de 80 metros, fiz alguns testes com ela, e cheguei a conclusão de que ela é uma boa opção para quem tem problema de espaço e utiliza uma pequena largura de faixa, pois ela só oferece cerca de 50 KHz de largura de faixa.


Quanto ao seu desempenho, a regra diz que quanto mais proximo do comprimento de onda, for o comprimento da antena, melhor será seu rendimento. Quanto as bobinas, eu li várias matérias a respeito de antenas encurtadas que dizem que o rendimento é proporcional ao encurtamento, se a bobina reduz o comprimento da antena em 50%, seu rendimento também ficará reduzido em torno de 50%. Quanto ao nosso caso, eu não notei nenhuma diferença, pelo contrário; alguns colegas me disseram que eu estava subindo a serra em ponto morto. Acho que a propagação estava boa, sei lá.





PROJETO Nº 2


Este projeto também é voltado para aqueles Rádioamadores que tem pouco espaço no terreno, e não tem condições para instalar o dipolo de 1/2 onda normal ou seja 19,9m pra cada lado. Este dipolo encurtado é uma boa opção, pois seu tamanho total é equivalente ao de uma dipolo para a banda dos 40 metros ou seja, 10m pra cada lado. Seu único incoveniente é sua largura de faixa que é de mais ou menos 50 KHz, para ser ir além disso será necessário a utilização de um acoplador de antena. As bobinas são de fácil confecção, eu utilizei fio rígido encapado de 2,5mm em uma forma de PVC de 40mm de diâmetro. Os retoques finais são feitos nas pontas da antena próximo aos isoladores. Boa Montagem! Bons DX!


PROJETO 3
Esta é uma dipolo de 1/2 onda normal, seu comprimento total varia de acordo com o local a ser instalada. onde instalei a minha, ela ficou com 3,39m pra cada lado, isso na configuração horizontal que oferece melhor rendimento. Na configuração V invertido o seu tamanho físico diminui um pouco mais, o dipolo em V invertido será apresentado em outra oportunidade. Esta antena deve ser ajustada de 100 em 100 KHz.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vamos orar

Gostei muito dessa!

Coloque o mouse em cima da letra 'O' ( abaixo ), dê um clic, e arraste-o até a letra 'A'.
Observe o que acontece...

A
INDA QUE NÃO POSSA VER , ..... DEUS ESTÁ CONTIGO.
Se gostou
, passe-o adiante!!
Vamos orar rapidinho?

Hoje, Senhor, agradeço pelo dia maravilhoso, pela noite maravilhosa que me proporcionou o cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um dia de trabalho. E principalmente por mais um dia de vida. Abençoa, Senhor, meus amigos e inimigos, porque eles também precisam de Ti. Abençoa, Senhor, o meu amigo que mandou esta mensagem, realize os seus sonhos, dê-lhe a vitória que lhe é necessária. Amém!



humor para descontrair

Oliveira de Panelas, poeta e repentista Pernambucano, certa vez se deparou com um desafio no mínimo inusitado:>Após consertar seu carro na oficina de um amigo e perguntar quanto havia custado o conserto, ouviu do Dono da Oficina, que o conserto ficaria de graça, caso ele fizesse um verso, falando sobre o seu "órgão sexual".
Surpreso e ao mesmo tempo indignado, Oliveira resolveu brincar com o seu amigo dono da oficina e descreveu assim o "dito cujo":
 
> >>>>  Essa rôla antigamente
> >>>>Vivia caçando briga
> >>>>Furando pé de barriga
> >>>>Doidinha pra fazer gente
> >>>>Mas hoje tá diferente
> >>>>No mais profundo abandono
> >>>>Dormindo um eterno sono
> >>>>Não quer mais saber de nada
> >>>>Com a cabeça encostada
> >>>>Na porta do cú do dono
> >>>>
> >>>>Já fez muita estripulia
> >>>>Firme que só bambu
> >>>>Mais parecia um tatu
> >>>>Fuçava depois cuspia
> >>>>Reinava na putaria
> >>>>O priquito era seu trono
> >>>>Trepava sem sentir sono
> >>>>E sem precisar de escada
> >>>>Mas hoje vive enfadada
> >>>>Na porta do cú do dono
> >>>>
> >>>>Nunca mais desvirginou
> >>>>Uma mata vaginosa
> >>>>Há muito tempo não goza
> >>>>A noite de gala passou
> >>>>Vive cheia de pudor
> >>>>Sonolenta e sem abono
> >>>>Faz da ceroula um quimono
> >>>>E da cueca uma estufa
> >>>>Vive hoje à cheirar bufa
> >>>>Na porta do cú do dono

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Antena Plano Terra Caseira

Antena Plano Terra Caseira
Com um ótimo rendimento para transmissão local
Foi testada e aprovada por nossa equipe.
De fácil construção essa antena tem um custo beneficio muito bom comparado com antenas comerciais, Em testes realizados não deixo muito a desejar para os modelos industriais e que custariam de 3 a 4 vezes mais do que se gastaria montando essa antena.
O único ponto na montagem a ser destacado é o capricho de quem vai executar o serviço, pois do mais, é muito fácil e prazeroso a montagem desse antena. Siga a risca o desenho e depois nos informe sobre a qualidadade da antena. PX2Y 7031
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sensor de temperatura Usando LM35DZ

O circuito sensor de temperatura seguinte utilizando sensores de temperatura de IC são já conhecidos LM35DZ em geral. Ele foi projetado com alta precisão para controle térmico automaticamente o intervalo de 0-100 graus Celsius. Relé miniatura será ligado ou desligado com base na temperatura detectada pelo LM35DZ chip de sensor de temperatura.

Relé será ativado quando a temperatura detectada é a acima de um certo nível de LM35DZ definido pelo VR1. Quando a temperatura cai abaixo do setpoint, o relé de energia. O circuito do sensor LM35DZ pode ser ativado por AC ou DC 12V ou bateria (100mA mínimo). A temperatura da placa de circuito simples sensor pode ser visto abaixo.

Eletrônica Sem Medo


Como o circuito do sensor de temperatura funciona

O núcleo deste circuito é calibrado na fábrica sensor de temperatura LM35DZ, que escala com um grau Celsius para Volt função de conversão. Tensão de saída (pino 2) vai mudar linearmente com a temperatura de 0V (0 graus) para 1000mV (100 graus).

LM35DZ desenho do circuito característica é simplificada, fazendo uma referência de tensão apropriado (TL431) e um comparador preciso (A1 LM358) para proporcionar uma construção completa termicamente controlado interruptores. Resistência (VR1) e pré-ajustado (R3) de um divisor de tensão variável com a tensão de referência (Vref) é definido 0V ~ 1.62V.

Op-amp tampão (A2) para evitar o carregamento da referência rede divisora ​​de tensão (R3 e VR1). Comparador (A1) para comparar a tensão de referência Vref (definido pelo VR1) para o LM35DZ tensão de saída e decidir se a energia ou a tensão no relé (LED1 ON ou OFF, respectivamente). A finalidade do R2 é um pouco de histerese para ajudar a evitar a vibração do relé. Histerese é inversamente proporcional ao valor de R2. Valor de R2 baixo indica uma maior histerese. Aqui é um exemplo de uma aplicação do circuito sensor de temperatura. (fonte: Temperatura LM35DZ Aplicação Circuito Sensor)

Esquema Sensor de Temperatura

Eletrônica Sem Medo


Temperatura Sensor PCB

Eletrônica Sem Medo

cunhado do 02 edson olho de gato se envolve em acidente automobilístico na famosa “Curva da Aroeira”, na RN-118 entre as cidades de Caicó e Jucurutu.

EX – SECRETÁRIO DA PREFEITURA DE ASSU SE ENVOLVE EM ACIDENTE

Isaías
Por volta das 18:50m desta quarta-feira (03), ocorreu um acidente automobilístico na famosa “Curva da Aroeira”, na RN-118 entre as cidades de Caicó e Jucurutu. No acidente se envolveu o ex- secretário de infraestrutura da Prefeitura Municipal de Assu Isaías Peres da Fonseca. Isaías conduzia o seu veículo um Corsa Sedan Classic, de placas MOF-1902 registrado em Assu. Segundo informações da Polícia de trânsito que esteve no local, possivelmente o condutor perdeu o controle do veículo e veio a capotar várias vezes. Não foi informado se Isaías estava acompanhado. O ex- auxiliar do executivo municipal assuense sofreu apenas algumas escoriações pelo corpo. 
graças a Deus esta tudo bem apenas danos materias.
Fonte: portal fique sabendo assu

Avião da FAB deixa Mossoró, RN, com 40 presos com destino ao Paraná

presos_3
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou Mossoró com 40 presos, na tarde de terça-feira (2). Segundo informações dos agentes federais que realizaram a escolta, os detentos foram transferidos para o presídio de Catanduvas, no Paraná. Na noite desta segunda, o avião da FAB pousou em Mossoró com 30 detentos oriundos da penitenciária de Porto Velho, no estado de Rondônia. Destes, 21 ficaram no presídio federal de Mossoró e 9 seguiram para Alagoas. Nesta terça o avião retornou à Mossoró e partiu com 40 detentos a bordo com destino ao Paraná. A direção do Presídio Federal de Mossoró afirmou que não poderia dar detalhes da transferência.
fonte:g1.com