quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dagoberto 051 G.A.C.P

Dagoberto 3ª Uruguaiana RS unidade 051 do G.A.C.P e seu filho JR no Chile.
73/51 que Deus te abençoe

humor radioamadoristico

PIADA: Por Que CW é Importante

Um primo estava corujando a QRG DO ALÉM, onde 2 macanudinhos que apagaram os filamentos entraram em QRT, SK (silent key) comentavam como tinham entrado no céu:
PY1???O pessoal fica criticando o CW, que estamos no século XXI, GPS, telefonia celular e blá blá blá… Mal sabem eles que todo radioamador classe A,B ou C, PX, clandestino, coruja ou primo (bisurno) quando morrem e chegam diante de São Pedro, são submetidos a um teste de CW, já que lá não existe fonia. São Pedro pergunta em CW céu ou inferno e o falecido tem que fazer um movimento com a cabeça (negativo ou afirmativo) selando o seu destino. QSL? Nesse momento o TX foi interrompido e nunca mais o primo conseguiu ouvir o QAP DO ALÉM.
Guardou o segredo e não compartilhou com ninguém. E pensava: -Eu não vou nem estudar telegrafia, dá dá di dá… Quando eu chegar diante de São Pedro, eu vou contar os caracteres. Se ele digitar 3 caracteres eu sei que é CÉU, então eu balanço a cabeça afirmativamente. Se ele digitar 7 caracteres que é INFERNO, então eu balanço a cabeça negativamente. Sou esperrrrto!!!
Os anos se passaram e esse primo veio a falecer. E tudo se cumpriu conforme ouvira na QRG DO ALÉM quando estava em vida corujando. Se viu diante de São Pedro que tinha um pica-pau e manipulou: .–. .- .-. .- .. … — (paraiso). O primo contou os caracteres (7) e balançou a cabeça negativamente e foi mandado para o inferno.
hi hi hi
Por Marcos David, PY2BRL.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

cabo coaxial Como Surgiu o Mito


  Artigo de PY2MOK - Leonas Keiteris


Eu sempre digo que relação de ondas estacionárias ( R.O.E.), se ajusta na antena e não no cabo coaxial. E digo mais anda, que o tamanho ou comprimento da linha de transmissão coaxial é irrelevante para o funcionamento e R.O.E do sistema irradiante. Digo isto com base em fundamentos científicos e na própria experiência de anos que venho acumulando como técnico de RF, especializado na manutenção de transmissores de radioamador.

Existe circulando há anos, nos meios amadorísticos de radiocomunicação, algo que considero um mito a ser desmistificado neste artigo, qual seja: " o de que é necessário, essencial e imprescindível que o cabo coaxial seja cortado em um tamanho certo e exato múltiplo do cumprimento da onda, isto para fins de obtenção da almejada R.O.E. de 1,1:1, " este é o mito ! Esta crença , cuja possível origem também indicarei mais adiante, leva a muitas pessoas dedicarem horas a cortar pedaço por pedaço do seu cabo coaxial, buscando obter a diminuição da R.O.E..

O objetivo deste artigo é esclarecer que isto não é necessário, passando a entender o porque podemos de fato possuir um cabo coaxial com um tamanho aleatório e qualquer, tamanho este limitado apenas pela comodidade do radioamador em te-lo conectado do rádio à antena, sem sobras ou faltas e sem a desgastante preocupação de corta-lo e ainda ao depois picota-lo lenta e despedaçadamente, em pretenso ajuste fino de R.O.E. , numa tarefa desgastante e desnecessária.

A relação de onda estacionária se ajusta na antena e não no cabo ! Existe um fenômeno físico responsável por esta verdade, qual seja: " quando a linha coaxial de transmissão esta terminada por uma impedância de carga (lado da antena) igual a impedância característica da linha, de modo que a R.O.E. seja 1:1 ( na terminação), a impedância de entrada da linha ( lado do rádio) será simplesmente a mesma impedância do cabo coaxial independente do seu comprimento. Se a carga ( antena) se encontra perfeitamente adaptada a linha, esta ( a linha) aparecerá (para o rádio), como infinitamente comprida e a impedância de entrada ( lado do rádio) será a impedância característica da linha propriamente dita.
Ou de outro modo, uma linha curta, terminada em uma carga puramente resistiva igual a impedância característica da linha, atua justamente como se fosse infinitamente comprida , sendo que em uma linha equilibrada como a descrita ( Z linha = Z carga), a energia viaja desde a fonte ( transmissor) até a carga (antena) onde é completamente absorvida, sem reflexão ( onda estacionária). Referências técnico-teóricas contidas no conhecido livro " The Radioamateur's Handbook ", sustentam o acima descrito no mesmo sentido, senão vejamos : " Se a resistência de carga que denominamos Zr, era igual a impedância característica Zo, de uma linha, toda a energia era absorvida pela carga. No dito caso não existe potência refletida e portanto não há ondas estacionárias de corrente nem de tensão " (trecho que traduzi da obra citada, em castelhano, ed . 1962, Arbó - Argentina).
Ajustando a R.O.E.
Assim saibamos que, qualquer que seja o comprimento do cabo coaxial, na sua estação de radioaficcionado, quando sua antena for ressonante ai então sua resistência de irradiação será igual a impedância do seu cabo coaxial, só ai este cabo apresentará a sua impedância característica e transportará a energia de RF até a antena com a menor R.O.E. . Para ajustar a freqüência de ressonância da sua antena dipolo horizontal ou direcional, é necessário com o medidor de R.O.E ( refletômetro) acoplado na saída do transmissor, ajustar o comprimento da antena , aumentando-o ou diminuindo este tamanho, isto fará com que a antena passe a ressonar na freqüência que você escolheu previamente e apenas e tão somente nesta freqüência de ressonância sua impedância se adaptará a linha coaxial e a R.O.E. será a menor possível. Eis que o ajuste se faz na antena e o comprimento do cabo pode ser aleatório , mesmo porque apenas uma antena ressonante é a única que absorve e irradia a maior quantidade possível de energia .
Atenção, toda antena após calculada teoricamente o seu tamanho, necessita obrigatoriamente ajuste e conferência na prática, com o refletômetro ( medidor de R.O.E.) e um ajuste no seu cumprimento para mais ou menos do tamanho projetado, eis que isto é necessário, pois o meio ambiente em derredor (objetos) mudam, afetam e alteram a impedância da antena, afastando-a do resultado teórico-calculado, em relação ao prático.
Como Surgiu o Mito
Suponho que no decorrer dos anos, considerando que, quem conta um conto aumenta um ponto e ainda considerando que no meio radioamadorístico não predominam os técnicos em eletrônica, aliás a maioria atual são pessoas leigas interessadas mesmo em se aprimorar na radiotécnica, eis que provavelmente houve uma distorção e desvirtuamento do seguinte princípio físico das linhas ressonantes, que levou ao posterior surgimento e difusão do mito: " A impedância de entrada de uma linha que funciona com alta R.O.E ( observo : condição indesejável nos contemporâneos sistemas irradiantes de radioamador) , depende criticamente do comprimento da linha equivaler a algum múltiplo de um quarto de onda . Estas linhas que funcionam com alta R.O.E., são chamadas de linha sintonizada ou ressonante. " O citado "Amateur's Handbook" diz o seguinte sobre o caso (que traduzi) : "A sintonia da linha se torna unicamente necessária quando se deve tolerar um considerável desequilíbrio entre a carga e a linha " ( observo: para fins radioamadorísticos os modernos transceptores transistorizados não toleram consideráveis desequilíbrios entre antena e o cabo coaxial ).
Vemos ai então, toda a semelhança entre esta teoria " das linhas ressonantes de alta R.O.E. " , que provavelmente era aplicada na época em que existiam linhas de transmissão feitas com dois condutores paralelos, dos antigos sistemas de radiotransmissão , transformando-se contemporaneamente no mito do tamanho do cabo coaxial, múltiplo de ¼ da onda, ora desmistificado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
KEITERIS (PY2MOK - Léo), Leonas O mito do cabo coaxial, in Revista Radioamadorismo e Faixa do Cidadão, nº01, sd.

história do radioamadorismo

Um pouco da história do radioamadorismo...

O radioamadorismo, ou Serviço de Amador é um hobby científico praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades, para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. Assim como outros hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade, e que obrigatoriamente deve ser seguida pelos seus praticantes, chamados deradioamadores.
É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do Século XIX. Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação à distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse hobby que tornou-se conhecido mundialmente.
Em 2 de janeiro de 1909 nasce nos Estados Unidos o Junior Wireless Club, considerado o primeiro "rádio clube" mundial (que depois foi renomeado paraRádio Club of América, a aglutinar os interessados na atividade radioamadorística. Com o crescimento de atividades nas frequências de rádio, o senado norte-americano publica em 13 de agosto de 1912 o Radio Act, a primeira lei que regulamenta as comunicações de rádio no país. Nesta lei, além da regulamentação das comunicações de rádio, também são minimamente regulamentadas as estações experimentais, concedendo licenças provisórias para estações engajadas na condução de experimentos para o desenvolvimento da ciência da rádio comunicação. No mesmo ano, Irving Vermilya, 1ZE, torna-se o primeiro radioamador licenciado nos Estados Unidos.
Na mesma época o radioamadorismo nascia no Brasil, sendo Lívio Moreira, SB-3IG (e depois BZ-1M) reconhecido no mesmo ano como o primeiro radioamador brasileiro. No rastro dele, começam a surgir diversos radioamadores pelos estados de São Paulo,Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Pará.
Até 1924 o radioamadorismo no Brasil não era regulamentado pelo governo, fato que ocorreu em 5 de novembro de 1924 quando foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto 16.657 que approva o regulamento dos serviços de radiotelegraphia e radio telephonia e somente revogado em 15 de fevereiro de 1991. A data de 5 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia do Radioamador pela LABRE em gratidão ao decreto que regulamentou o radioamadorismo no Brasil.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Extinção do CW OU QUE SEJA OPCIONAL

AJUDEM NESSA LUTA Convocamos todos os radioamadores que concordem com a promoção de classe C para B sem a obrigatoriedade do exame de telegrafia (CW), que entrem em contato com a Labre-RJ, pois a união fará a força,…

 

VENDO VARIAS VÁLVULAS E TAMBEM UM MICROFONE DA DELTA 100/120/500

APROVEITE






Bom Dia


Edison
Tenho as seguintes válvulas a baixo para venda !
Também um MICROFONE DA DELTA para os Rádios Delta 100/120/500 R$ 300,00
6JS6 ......................06 Pç............................R$  80,00
6KD6.......................03 Pç............................R$  80,00
6146........................02 Pç............................R$  80,00
12BY7A...................02 Pç............................R$  20,00
7130........................02 Pç............................R$  20,00
EZ80........................02 Pç............................R$  20,00
10BQ5.....................01 Pç............................R$  50,00
12AX7A...................01 Pç............................R$  50,00
3K...........................01 Pç............................R$  20,00
5205........................01 Pç............................R$  20,00
OA2.........................01 Pç...........................R$   20,00
6AU.........................01 Pç...........................R$   20,00
VALOR POR UNIDADE!
Aceito proposta para o lote todo, ou algo em troca de meu interesse!!
A foto com as 06 Válvulas não tem identificação valor das 06 Pç R$ 200,00 
Todas estas Válvulas peguei de uma eletrônica muito antiga, na minha região e a mesma fechou.
Valor da MAC 120A R$ 450,00.

OBS:
O TESTE FICA POR CONTA DO COMPRADOR NÃO TENHO COMO TESTAR                FRETE PÓR CONTA DO COMPRADOR
Segue fotos em anexo
Big
73¨
py5- ncc cesinha Londrina-pr
qap.py5ncc@sercomtel.com.br
(43)  3339-3497 / 3356-4564  / 9994-3051