segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alcance do Radio PX

Alcance do PX
É muito difícil dizer qual o alcance de um transmissor de ondas curtas "PX"; Pois depende de vários fatores que resultam no "dito" alcance do rádio em questão.
Podemos ilustrar com experiências em radio frequências que poderão ajudar a entender esse fenômeno. Os transmissores em frequências altas tem o seu alcance "visual", ou seja: seria como se uma antena estivesse vendo a outra, se uma ficasse escondida atrás de uma casa ou morro não seria estabelecido o contato.
Vamos ilustrar com uma história está explicação:
- Em um certo dia, um colega de rádio resolveu montar um transmissor de ondas curtas, e depois de pronto pegou um relógio (Desses despertadores antigos) e o colocou em frente ao microfone, pegou seu radio de pilhas sintonizou a frequência em que operava seu transmissor e foi no quintal para tentar ouvir o tic-tac do relógio. Ouviu, e limpo, saiu na estrada pois morava em um sitio e lá estava o relógio modulando como nunca. Foi andando e logo resolveu pegar a bicicleta e ir mais longe pois o dito cujo do relógio modulava que era uma maravilha. Depois de pedalar por horas decidiu voltar pois aquilo não tinha fim.
Então o que se dá com as ondas curtas é que elas saem da antena e sobem para uma parte da atmosfera chamada de IONOSFERA. E essa camada a IONOSFERA que reflete as ondas como se fosse um espelho, e elas voltam para a terra, batendo no solo novamente levadas a ionosfera onde novamente o ciclo se repete. para esse efeito não se tem fronteiras, as ondas cruzam os oceanos atingindo outros continentes. Aí temos o efeito da propagação, tão falada na faixa de PX e no radioamadorismo.
A figura abaixo da uma ideia de como isso acontece
O Rádio assinalado como Rádio (A) está na América do sul e está transmitindo e mantendo contato com o rádio assinalado como Rádio (B) que está recebendo os sinais na América do norte. Olhe que as ondas saem do rádio (A) e sobe na camada da atmosfera chamada de IONOSFERA e desce para o oceano tornando a subir. Novamente é refletida para o mar até que atingem o rádio (B). Note que nesses pontos onde as ondas dessem no mar, se ali tivesse um rádio, ele também receberia os sinais irradiados pelo rádio A. Os espaços entre estes pontos são chamados de zona de silêncio, pois nada ali seria captado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário