segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estacionarias

Ondas Estacionárias
Como o nome diz, são ondas eletromagnéticas (freqüências) estacionadas na antena. Um transmissor de rádio freqüência, manda para a antena uma freqüência com uma determinada potencia, para que esta seja irradiada ao espaço livre com o máximo rendimento possível. Acontece que parte desta potencia aplicada na antena não é irradiada para o espaço livre, e sim refletida internamente na mesma, ficando esta parte das ondas eletromagnéticas, estacionadas na antena, sendo que em alguns casos (dependendo da potencia e da freqüência), elas podem retornar a etapa de saída do radio transmissor causando sérios prejuízos, como a queima desta etapa.
Portanto, "ondas estacionárias" é a relação entre a potencia irradiada e a potencia refletida por uma antena. Esta onda estacionária pode ser medida basicamente de duas maneiras:
1- Através de um medidor da R.O.E(ondas estacionárias), com escala direta e própria.
2- Através de um wattímetro, onde fazemos o cálculo em percentual da potencia refletida.
Ex: Se um wattímetro instalado entre o rádio e a antena, acusar uma potencia irradiada de 200 mw e uma potencia refletida de 5 mw, a onda estacionária nesta antena será de 2,5 %
Vejamos a comparação entre a escala da R.O.E e percentuais:
R.O.E : 1 = o% , 1.2 = 1% , 1.5 = 4% , 2 = 11% , 3 = 25%, 4 = 36% e 5 = 50%
Classifico a onda estacionária de uma antena pelo percentual como segue:
Até 4% ótima, entre 4 e 8% boa, entre 8 e 11% regular, entre 11 e 18% ruim, entre 18 e 25% péssima. Esta classificação é válida individualmente por antena, para comparação entre duas ou mais antenas, elas deverão ter o mesmo ganho em dbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário