quarta-feira, 2 de maio de 2012

Modificação em fonte chaveada, 13.8v


Modificação em fonte chaveada, 13.8v 


Venho através deste tópico esclarecer alguns pontos a respeito de modificações que diversas pessoas vêem fazendo em fontes de computador, modificações que supostamente liberam mais de 15A em fontes genéricas convencionais, esta modificação pode ser encontrada em qualquer site sobre radios px e provavelmente você já ouviu falar, é só lembrar de algo, como: "Fonte chaveada de computador, 13.8v e 20A".


Galera, a modificação em parte é inútil, exatamente; inútil, a única alteração é a questão da tensão, através da modificação você faz com que a fonte forneça 13.8v ao invés dos 12v, tensão necessária para alimentar um RADIO PX, apesar de que o mesmo provavelmente pode ser alimentado com simples 12v. A corrente; que supostamente é elevada, é a mesma corrente fornecida por uma fonte chaveada convencional. O único requisito para a liberação da corrente na linha 12v é a colocação de um resistor de 100Ohms; entre a linha 5v e a GND, isso mesmo; um simples resistor de 100Ohms, de preferência com alta potencia.
Esse resistor já esta presente em grande parte das fontes AT e ATX, analisem com cuidado o circuito de diversas fontes chaveadas para computador e notem que este resistor está presente.
Fiz um teste, retirei o resistor e liguei uma fonte que uso para alimentar um modulo automotivo, e obtive grande diferença, ou seja; o nível de fornecimento em termos de corrente, caiu significativamente.


Valeu galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário