quarta-feira, 2 de maio de 2012

VR9000Mk2 Vs VR158EGTL-DX



VR9000Mk2 Vs VR158EGTL-DX


Mesmo com o vídeo no youtube, o pessoal aínda tem dúvidas a respeito de qual rádio é melhor, então, por meio desta, venho orientá-los quanto às características destes dois equipamentos.
Vamos remeter à década de 90, a febre era Cobra 148 GTL, Supestar 3900, Superstar 148 GTL, e assim por diante. Isso era a elite no que se refere a equipamentos de época se colocado em pauta o poder aquisitivo. A maioria possuia um rádio 23 canais, e olhe lá.
A  turma reluta, mas o VR158 EGTL DX possui banco de 536 canais de fábrica, contra 271 canais originais do VR9000MK2, e além da quantidade de canais, não precisa de um emaranhado de fios para chucrute, nem de alteração das chaves originais no painel, além de possuir uma aparência rústica do lendário Cobra 148 GTL, só que acrescentado de personalidade, potência, eco e frequencímetro de 6 dígitos.








Se comparado ao VR9000MK2, o VR158EGTL-DX tem vários pontos de vantagem, pois além de tudo, é de fácil operação.
A qualidade do áudio aliado a boa potência propicia muita penetração em contatos a longa distância, e esta é a característica peculiar deste equipamento.
O VR9000 é um rádio pouquinha coisa mais resistente que o VR158, justamente por possuir botões cujo modelo é bem antigo, algo que se quebrar por mau uso, você encontra no Brasil. Os botões do VR158 não, são delicados, e se algum deles quebrar, ja era.
Costumeiramente o VR9000 é o rádio típico de caminhoneiro, enquanto o VR158 embora tenha característica de rádio móvel, trabalha melhor em estações base, é melhor aproveitado.

Dentro das coisas que gosto no VR9000 é o painel que acende, o controle de potência e a resistência, já as coisas que não gosto neste rádio é a ausência de controle de ganho de microfone e RF, o retorno que é ligado automatico com o eco (causando quase sempre microfonia) a ausência do bit zero no frequencímetro e a variação de frequência em SSB (é gritante e irrita).

Entre as vantagens do VR158, cito as que gosto, que é o áudio muito forte, a sintonia que não varia quase nada se comparado ao VR9000, a quantidade de canais e o medidor de roe eletrônico, e o que não gosto neste rádio é justamente a delicadeza dos botões e a ausência de peças de reposição do painel.
A potência dos dois é basicamente a mesma, a placa de eco do VR9000 é desbloqueada e pode ser chucrutada, já o VR158 possui a mesma placa de eco, porém bloqueada, justamente para ser usada apenas como um brilho a mais na modulação, e não um rádio para bagunça.

Eu escolho o VR158, mas há quem goste do VR9000, é gosto, e a escolha é sua.
Assista o vídeo e dê sua opinião:













Um comentário:

  1. Alguém ai para fazer escanear a manual do 158 EGTL DX perdi o meu e faz muito tempo que não mexo. Obrigado

    ResponderExcluir