segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rosalba vai ter de trabalhar muito se a reeleição 2014

Cientista político analisa caos do governo Rosalba

Professor Antônio Spinelli, cientista político

Entrevistado ontem (30) pelo competente jonalista Alex Viana, da 94 FM, o cientista político Antônio Spinelli, professor da UFRN, analisou a administração Rosalba Ciarlini e resumiu o quadro em frases fortes, indo direto na ferida. “Governo Rosalba está sem rumo e é incapaz de responder às necessidades do Estado”
O cientista político Antonio Spinelli considera que a alta rejeição ao governo Rosalba é algo que já vinha se desenhando em pesquisas anteriores e agora atinge um nível altíssimo. Pesquisa Consult revelou nesta terça (29) desaprovação superior a 70% no estado e maior que 80% na capital. Para o cientista, tal índice de reprovação se deve ao colapso da gestão, evidenciado na reprovação elevada do governo nas áreas de saúde, educação e segurança.
“Demonstra a incapacidade do governo em responder as necessidades do Estado e aos anseios da população, evidenciado no colapso dos serviços públicos e até na falta de rumo que o Estado vive nesse momento”, afirmou.
Segundo o professor Spinelli, não se trata de deficiência num ou noutro setor específico, mas de algo que atinge o governo como um todo e se evidencia mais, obviamente, naqueles setores que mais atingem a população de forma direta, como o setor de saúde, que é apontado pela população como o que entra nas deficiências onde realmente são mais graves.
“Dificilmente governo do DEM no RN se recuperará do desgaste administrativo”
O cientista político Antonio Spinelli considera que apenas dificilmente a governadora Rosalba reverterá o quadro de desaprovação popular. “Embora haja tempo para isso, seria preciso que o governo reformulasse completamente a sua linha política, rearticulasse suas bases de apoio e fizesse uma reforma administrativa em profundidade”, observa.
“Rosalba vai trilhando o mesmo caminho que a ex-prefeita Micarla de Sousa trilhou”
Segundo o professor Spinelli, embora haja tempo, “é difícil” Rosalba modificar o enfoque da sua gestão e se recuperar para disputar a reeleição. “Ela precisaria retomar a capacidade de iniciativa política e fazer uma reforma administrativa. Há tempo pra isso? Há. Ela o fará? Eu não acredito. Ela vai trilhando o mesmo caminho que a ex-prefeita Micarla de Sousa trilhou”.
“Governadora deu enfoque privatista, desarticulou, sucateou a saúde. É a visão de mundo do DEM”
Ainda segundo Antonio Spinelli: “Não é apenas uma questão de incapacidade administrativa, mas é uma questão de confecção política. Desde o início de seu governo a governadora tratou a questão da saúde como se não fosse algo de caráter público, ela deu um enfoque privatista na administração da saúde. O governo Rosalba primou por desarticular completamente, por sucatear o setor de saúde pública do Estado. Isso é uma confecção de governo, é uma visão de mundo própria do Democratas, do partido ao qual a governadora é vinculada”.
“Rosalba desbaratou sua base política, não tem apoio do Legislativo nem do PMDB”
Para Antonio Spinelli, a governadora Rosalba Ciarlini perdeu o apoio político da Assembleia Legislativa, do PMDB, partido que a apoiou, “desbaratando” sua base política. “O governo perdeu apoio político, desbaratou a sua própria base política, hoje não tem apoio no Legislativo, não tem apoio no PMDB, que foi o partido que compôs com ela na eleição”, afirmou.
 publicado- grandeponto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário