sábado, 27 de abril de 2013

esquemas antenasTestados e Aprovados por PU2RKP

Projetos de antenas Testados e Aprovados por PU2RKP





PROJETO 1
Esta é uma antena encurtada para banda de 80 metros, fiz alguns testes com ela, e cheguei a conclusão de que ela é uma boa opção para quem tem problema de espaço e utiliza uma pequena largura de faixa, pois ela só oferece cerca de 50 KHz de largura de faixa.


Quanto ao seu desempenho, a regra diz que quanto mais proximo do comprimento de onda, for o comprimento da antena, melhor será seu rendimento. Quanto as bobinas, eu li várias matérias a respeito de antenas encurtadas que dizem que o rendimento é proporcional ao encurtamento, se a bobina reduz o comprimento da antena em 50%, seu rendimento também ficará reduzido em torno de 50%. Quanto ao nosso caso, eu não notei nenhuma diferença, pelo contrário; alguns colegas me disseram que eu estava subindo a serra em ponto morto. Acho que a propagação estava boa, sei lá.





PROJETO Nº 2


Este projeto também é voltado para aqueles Rádioamadores que tem pouco espaço no terreno, e não tem condições para instalar o dipolo de 1/2 onda normal ou seja 19,9m pra cada lado. Este dipolo encurtado é uma boa opção, pois seu tamanho total é equivalente ao de uma dipolo para a banda dos 40 metros ou seja, 10m pra cada lado. Seu único incoveniente é sua largura de faixa que é de mais ou menos 50 KHz, para ser ir além disso será necessário a utilização de um acoplador de antena. As bobinas são de fácil confecção, eu utilizei fio rígido encapado de 2,5mm em uma forma de PVC de 40mm de diâmetro. Os retoques finais são feitos nas pontas da antena próximo aos isoladores. Boa Montagem! Bons DX!


PROJETO 3
Esta é uma dipolo de 1/2 onda normal, seu comprimento total varia de acordo com o local a ser instalada. onde instalei a minha, ela ficou com 3,39m pra cada lado, isso na configuração horizontal que oferece melhor rendimento. Na configuração V invertido o seu tamanho físico diminui um pouco mais, o dipolo em V invertido será apresentado em outra oportunidade. Esta antena deve ser ajustada de 100 em 100 KHz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário