quarta-feira, 14 de março de 2012

Booster para PX (Amplificador de recepção)
Este circuito consiste num excelente booster p/ recepção de sinais da faixa de 11 metros. Com ele os sinais mais fracos podem ser amplificados a ponto de poderem excitar receptores mais sensíveis, obtendo-se assim uma recepção melhor de estações mais distantes.
Conforme podemos ver no circuito, ele consiste basicamente num amplificador aperiódico com transistores de efeito de campo e que pode operar entre 1 a 30 mhz (veja que isso significa que ele é um excelente booster de ondas curtas e médias).

O choque XRF é de construção caseira, consistindo de 20 espiras de fio esmaltado 0,2 a 0,4 de diâmetro, (correspondendo aos fios 26 a 32 AWG), num resistor de 100Kohms x 1/2" wts (esse valor é p/ faixa dos 11 metros, para valores mais baixos enrole mais espiras).
A alimentação do circuito pode ser de 12 a 14 v. O relê é usado para comutar o circuito durante a transmissão, desligando nesta condição o pré amplificador. Sem este procedimento o forte sinal de RF do transmissor poderia queimar os componentes mais sensíveis (principalmente os FETS).
O relé pode ser qualquer tipo sensível com bobina de 12 v. Os conectores devem ser do tipo coaxial com cabos normalmente utilizados no transceptor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário