Tecnica X Potência
Antenas fazem com que a comunicação entre rádios aconteça, elas são o componente chave da estação. Uma antena bem dimensionada e calibrada aumenta a eficiência da estação e diminui as chances de TVI (interferência - Discutirei interferência em um texto exclusivo).
Técnica X Potência Cada um usa o PX para uma finalidade, mas acredito que hoje em dia com os avanços tecnologicos, telefone celular, Internet, etc... o PX não é mais usado como fonte primária de comunicação utilitária. Nos anos 70, 80, muitos taxistas (bandeira 2) e caminhoneiros usavam o PX no pé de borracha e muitos ainda usam até hoje, mas como uma forma de comunicação secundária.O PX se tornou um hobby. Muitas pessoas me perguntam, porque eu gosto de rádio, se dependo de propagação, ajuste da antena etc...Eu costumo comparar a radio comunicação e a internet ou celular da seguinte forma: " A diferença entre comunicar-se por internet e pelo rádio é a mesma do que comprar um peixe no mercado ou ir pescar o peixe".Nos dois casos você gosta de peixe, mas pescando você precisa de habilidade, paciência, equipamentos etc...o mesmo acontece com o rádio, o objetivo é a comunicação, mas com o rádio você precisa de equipamento próprio, habilidade para instalar e calibrar a estação e paciência para aberturas de propagação se seu objetivo é fazer DX ( Comunicação a longas distâncias).Para o radio operador não existe satisfação maior do que saber que o sinal que foi gerado na sua estação foi ouvido há longas distâncias e com bom audio e bom sinal...é o classico: "Fala macanudo!!! Quanto eu tô chegando? " Se a resposta vier 9+30 com o audio acompanhando é muito melhor do que: Chegando 1,2 junto com o QRM....
Para que uma antena irradie 100% do sinal gerado pelo rádio é necessário existir um casamento perfeito entre rádio, linha de transmissão e antena. Muitas vezes o "macanudo" insatisfeito com o desempenho da sua estação acaba instalando uma "Bota" ou amplificador linear.Na maioria dos casos isso gera interferência na sua própria casa e nos vizinhos. Quem usa PX por algum tempo sabe que uma das piores coisas é um vizinho te chamando dizendo: "Você está entrando na televisão, ou no rádio etc..." Apartir do momento que você for identificado como o causador do problema acabou o sossego para falar no rádio. Se uma estação móvel passar e gerar intereferência o seu vizinho vai culpar você!! Na minha opinião não vale a pena perder a amizade por causa de um hobby, mesmo se a antena de televisão dele esteja faltando pedaços, com cabo quebrado etc... Na tabela ao lado dá para visualizar a relação Potência X Sinal Recebido.
Tecnica X Potência
Antenas fazem com que a comunicação entre rádios aconteça, elas são o componente chave da estação. Uma antena bem dimensionada e calibrada aumenta a eficiência da estação e diminui as chances de TVI (interferência - Discutirei interferência em um texto exclusivo). |
Técnica X Potência
Cada um usa o PX para uma finalidade, mas acredito que hoje em dia com os avanços tecnologicos, telefone celular, Internet, etc... o PX não é mais usado como fonte primária de comunicação utilitária. Nos anos 70, 80, muitos taxistas (bandeira 2) e caminhoneiros usavam o PX no pé de borracha e muitos ainda usam até hoje, mas como uma forma de comunicação secundária.
O PX se tornou um hobby. Muitas pessoas me perguntam, porque eu gosto de rádio, se dependo de propagação, ajuste da antena etc...Eu costumo comparar a radio comunicação e a internet ou celular da seguinte forma:
" A diferença entre comunicar-se por internet e pelo rádio é a mesma do que comprar um peixe no mercado ou ir pescar o peixe".
Nos dois casos você gosta de peixe, mas pescando você precisa de habilidade, paciência, equipamentos etc...o mesmo acontece com o rádio, o objetivo é a comunicação, mas com o rádio você precisa de equipamento próprio, habilidade para instalar e calibrar a estação e paciência para aberturas de propagação se seu objetivo é fazer DX ( Comunicação a longas distâncias).
Para o radio operador não existe satisfação maior do que saber que o sinal que foi gerado na sua estação foi ouvido há longas distâncias e com bom audio e bom sinal...é o classico: "Fala macanudo!!! Quanto eu tô chegando? " Se a resposta vier 9+30 com o audio acompanhando é muito melhor do que: Chegando 1,2 junto com o QRM....
Para que uma antena irradie 100% do sinal gerado pelo rádio é necessário existir um casamento perfeito entre rádio, linha de transmissão e antena.
Muitas vezes o "macanudo" insatisfeito com o desempenho da sua estação acaba instalando uma "Bota" ou amplificador linear.
Na maioria dos casos isso gera interferência na sua própria casa e nos vizinhos. Quem usa PX por algum tempo sabe que uma das piores coisas é um vizinho te chamando dizendo: "Você está entrando na televisão, ou no rádio etc..." Apartir do momento que você for identificado como o causador do problema acabou o sossego para falar no rádio. Se uma estação móvel passar e gerar intereferência o seu vizinho vai culpar você!!
Na minha opinião não vale a pena perder a amizade por causa de um hobby, mesmo se a antena de televisão dele esteja faltando pedaços, com cabo quebrado etc...
Na tabela ao lado dá para visualizar a relação Potência X Sinal Recebido.
Tabela comparativa de Potência X Força do sinal recebido Na Tabela acima dá para ver que a diferença entre a transmissão com 1 Watt e com 1500 watts é de aproximadamente 4.5 pontos na escala do rádio. Isso significa que com 10 watts, que é a potência permitida para o PX,(obrigado Rodolfo!!) você coloca um bom sinal com uma chance menor de interferência no vizinho, além do que potências muito elevadas podem provocar danos a saúde e é um dos tópicos que serão abordados neste site. Como melhorar a transmissão sem aumentar a potência? Essa é a pergunta de ouro do radio operador!! Existem várias formas de melhorar a transmissão. Uma delas é diminuindo as perdas que ocorrem entre o rádio e a antena pelo cabo coaxial (linha de transmissão). Para o PX é recomendado o uso do cabo coaxial de 50 ohms. Uma das formas de reduzir perdas é reduzir o tamanho do cabo. O assunto de cortar o cabo de acordo com multiplos ímpares de 1,825cm para ter uma boa estacionária gera sempre polêmica. Na minha estação eu uso o menor comprimento de cabo possível da antena até o rádio e para os defensores dos múltiplos, corte o cabo no menor múltiplo possivel para reduzir perdas na linha de tranmissão e acaba a polêmica, mas não fique cortando pedacinhos de cabo até atingir uma boa estacionária, pois dessa forma você está mudando a impedância da linha de transmissão. A estacionária (SWR) deve ser regulada na antena e não no cabo. Outra forma de melhorar a transmissão é escolhendo o tipo de antena. Antenas tem características diferentes, algumas não melhores para comunicação local, outras para DX, cada antena tem seu custo X benefício. Elas podem ser direcionais, Semi Direcionais (Antena L e Plano Terra), 5/8 de onda, entre outras. A quatidade de DB's que a antena oferece geralmente indica a eficiência da antena. De qualquer forma uma antena direcional que tem mais DB's do que uma plano terra, pode não ser eficiente para comunicações locais como é a plano terra. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário