sexta-feira, 23 de março de 2012

Tecnica X Potência

Tecnica X Potência

Antenas fazem com que a comunicação entre rádios aconteça, elas são o componente chave da estação. Uma antena bem dimensionada e calibrada aumenta a eficiência da estação e diminui as chances de TVI (interferência - Discutirei interferência em um texto exclusivo).


Técnica X Potência
 Cada um usa o PX para uma finalidade, mas acredito que hoje em dia com os avanços tecnologicos, telefone celular, Internet, etc... o PX não é mais usado como fonte primária de comunicação utilitária. Nos anos 70, 80, muitos taxistas (bandeira 2)  e caminhoneiros usavam o PX  no pé de borracha e muitos ainda usam até hoje, mas como uma forma de comunicação secundária.
O PX se tornou um hobby. Muitas pessoas me perguntam, porque eu gosto de rádio, se dependo de propagação, ajuste da antena etc...Eu costumo comparar a radio comunicação e a internet ou celular da seguinte forma:
 " A diferença entre comunicar-se por internet e pelo rádio é a mesma do que comprar um peixe no mercado ou ir pescar o peixe".
Nos dois casos você gosta de peixe, mas pescando você precisa de habilidade, paciência, equipamentos etc...o mesmo acontece com o rádio, o objetivo é a comunicação, mas com o rádio você precisa de equipamento próprio, habilidade para instalar e calibrar a estação e paciência para aberturas de propagação se seu objetivo é fazer DX ( Comunicação a longas distâncias).
Para o radio operador não existe satisfação maior do que saber que o sinal que foi gerado na sua estação foi ouvido há longas distâncias e com bom audio e bom sinal...é o classico: "Fala macanudo!!! Quanto eu tô chegando? " Se a resposta vier 9+30 com o audio acompanhando é muito melhor do que: Chegando 1,2 junto com o QRM....

Para que uma antena irradie 100% do sinal gerado pelo rádio é necessário existir um casamento perfeito entre rádio, linha de transmissão e antena.
Muitas vezes o "macanudo" insatisfeito com o desempenho da sua estação acaba instalando uma "Bota" ou amplificador linear.
Na maioria dos casos isso gera interferência na sua própria casa e nos vizinhos. Quem usa PX por algum tempo sabe que uma das piores coisas é um vizinho te chamando dizendo: "Você está entrando na televisão, ou no rádio etc..." Apartir do momento que você for identificado como o causador do problema acabou o sossego para falar no rádio. Se uma estação móvel passar e gerar intereferência o seu vizinho vai culpar você!!
Na minha opinião não vale a pena perder a amizade por causa de um hobby, mesmo se a antena de televisão dele esteja faltando pedaços, com cabo quebrado etc...
 Na tabela ao lado dá para visualizar a relação Potência X Sinal Recebido.
 
 

 


Tabela comparativa de Potência X Força do sinal recebido
Na Tabela acima dá para ver que a diferença entre a transmissão com 1 Watt e com 1500 watts é de aproximadamente 4.5  pontos na escala do rádio. Isso significa que com 10 watts, que é a potência permitida para o PX,(obrigado Rodolfo!!) você coloca um bom sinal com uma chance menor de interferência no vizinho, além do que potências muito elevadas podem provocar danos a saúde e é um dos tópicos que serão abordados neste site.
Como melhorar a transmissão sem aumentar a potência?
Essa é a pergunta de ouro do radio operador!! Existem várias formas de melhorar a transmissão. Uma delas é diminuindo as perdas que ocorrem entre o rádio e a antena pelo cabo coaxial (linha de transmissão).
Para o PX é recomendado o uso do cabo coaxial de 50 ohms. Uma das formas de reduzir perdas é reduzir o tamanho do cabo. O assunto de cortar o cabo de acordo com multiplos ímpares de 1,825cm para ter uma boa estacionária gera sempre polêmica. Na minha estação eu uso o menor comprimento de cabo possível da antena até o rádio e para os defensores dos múltiplos, corte o cabo no menor múltiplo possivel para reduzir perdas na linha de tranmissão e acaba a polêmica, mas não fique cortando pedacinhos de cabo até atingir uma boa estacionária, pois dessa forma você está mudando a impedância da linha de transmissão. A estacionária (SWR) deve ser regulada na antena e não no cabo.
Outra forma de melhorar a transmissão é escolhendo o tipo de antena.
Antenas tem características diferentes, algumas não melhores para comunicação local, outras para DX, cada antena tem seu custo X benefício. Elas podem ser direcionais, Semi Direcionais (Antena L e Plano Terra), 5/8 de onda, entre outras.
A quatidade de DB's que a antena oferece geralmente indica a eficiência da antena. De qualquer forma uma antena direcional que tem mais DB's do que uma plano terra, pode não ser eficiente para comunicações locais como é a plano terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário