sábado, 21 de julho de 2012

O radioamador especialista em resgates em alto-mar






Um radioamador brasileiro André Sampaio PY0FF terá sido o primeiro civil do Mundo a saber que a Marinha e a Força Aérea brasileira encontraram, esta terça-feira, a 650 quilómetros do arquipélago Fernando de Noronha, destroços que podem ser do avião desaparecido no Atlântico.

A pedido da Marinha e da Força Aérea, o radioamador está ainda a ajudar nas operações de busca. Logo pela manhã, esteve em contacto com barcos que pescam na região e auxiliou a comunicação entre os aviões da Força Aérea. Foi então que interceptou uma comunicação entre os pilotos brasileiros apontando a descoberta dos destroços.

O radioamador é proprietário de uma pousada em Fernando de Noronha, Pernambuco, e, durante a tarde desta terça-feira, uma funcionária da pousada contava, ao JN, que André Sampaio estava "com muito trabalho" e que não sairia do gabinete onde tem o equipamento de radioamadorismo. Além de uma pousada, André Sampaio é também proprietário de um restaurante.

Esta segunda-feira foi a própria Marinha que solicitou a ajuda do radioamador, que já tinha auxiliado nas buscas de um veleiro sul-africano, o Dalkiri, que naufragou, em Maio, devido a uma tempestade, a dois mil quilómetros da costa do Rio de Janeiro.

Ao Jornal de Santa Catarina, André Sampaio afirma que participa sempre "no apoio a todos estes desastres. Não é hóbi, é para servir ao próximo".

Radioamador há 30 anos, o hoteleiro já recebeu medalhas da Marinha e da Aeronáutica. Em casa, na sua sala de 20 metros, tem vários computadores, rádios e amplificadores. No exterior tem três antenas, uma com 18 metros e duas com 24 metros.

Esse radioamador é André Sampaio PY0FF.
Que infelismente as reportagens não coloaram sua coordenadas como radioamador em seu noticiários.
Mais fica aqui registrado o grande trabalho do nosso amigo PY0FF, que no dia 17/06/2011 resgataram 117 corpos presos na aeronave.
RADIOAMADORISMO NÃO É SÓ HOBBY, SALVAMOS VIDAS E AJUDAMOS O PROXIMO QUANDO SOMOS REQUISITADOS.


fONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/931294-corpos-de-vitimas-do-voo-447-chegam-a-capital-francesa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário