domingo, 29 de julho de 2012

Transformardor de FI para receptores valvulados



  
   A algum tempo que eu tenho todo, ou melhor quase todo o material separado aqui para montar um pequeno receptor para 40/80 metros valvulado, mais para corujar o pessoal lá do AM.
   Porem, faltavam os transformadores de FI. Como isso é coisa que não se acha mais novo pra comprar, o jeito foi fazer por aqui mesmo os meus transformadores. E como sempre vamos as soluções no estilo "capyau" que é o que tem de melhor hihi.
   Graças ao Lobatto, PY4JR que me passou as medidas de um transformador de FI da saudosa Solhar, pude dar o pontapé inicial e fazer um transformador para ensaios. Abaixo as medias que ele me passou, a qual serviram de base para o meu protótipo:
     Indutância sem ferrite: 159.8 uH
     Indutância com ferrite: 560uH
     Capacitor em paralelo: 500pF
     Resistência da bobina: 5.6R
     Diâmetro da forma: 7mm
     Largura do enrolamento: 6mm
     Altura do enrolamento: 2,9mm
     Distancia entre os enrolamentos: 10mm
   Apos alguns testes cheguei ao valor de 220 espiras para com as formas e ferrites que consegui. As medidas foram praticamente as mesmas do transformador da solhar, ou seja, forma de 7mm, largura do enrolamento de 6mm, e altura de 2,9mm. Segundo os cálculos feitos nesta página, o valor da bobina com núcleo de ar deveria ser de 312.8 µH. Utilizei fio esmaltado comum 39AWG (o correto seria fio litz).
   O valor efetivamente medido da bobina com estas dimensões: 316.4 µH. Ou seja, praticamente exato! Com a inclusão do ferrite, a indutância varia de 350 a 680 µH. Vale observar que minha bobina precisou de uma indutância maior sem o ferrite, pois eles (os ferrites) tem uma permeabilidade menor do que os usados no transformador da solhar, logo foi preciso compensar.

É... o cabo do alicate esta imundo.
   A forma de 7mm e ferrites foram reaproveitadas de uma sucata de TV valvulada da Colorado, eram as bobinas de FI da TV. Serão reaproveitadas inclusive as canecas de alumínio. Diversas idéias forma sugeridas na lista QRP-BR de outros materiais que poderão ser utilizados em um próximo passo para construir um transformador do zero.

A segunda bobina sendo enrolada.
   O capacitor original de ressonancia era de 500pF, um valor não comum hoje em dia. Neste caso optei por usar capacitores de 470pF, caso estes se demonstrem muito pequenos e o ferrite precisar trabalhar muito atolado na bobina, utilizarei capacitores de 560pF. Abaixo o protótipo da primeira bobina já montado, só faltando colocar a caneca de aluminio.
   Para testar as bobinas, estou pensando em adaptar este simples Sweep Generator, de autoria de Kazuhiro Sunamura, JF1OZL que de certa forma é um analisador de espectro bastante rudimentar. Em conjunto com o osciloscópio e um frequencimetro será possível levantar o gráfico de largura de banda do transformador.
  (Continua....)
© 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário