segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Acoplador Automático

Acoplador Automático x Manual

Muito se discute a respeito de acopladores de antenas para HF, manual ou automático, qual o melhor?
Primeiro vamos entender o conceito de
SWR , do inglês " relação de ondas estacionárias". Sabemos que a impedância de saída de nosso transceptor é de 50 ohms. O cabo ou linha de transmissão que normalmente usamos também possuí uma impedância de 50 ohms.E quanto a antena?
Uma antena perfeita para conectarmos ao nosso equipamento deve possuir uma impedância igual ou bem próxima aos 50 ohms. Respeitando esse conceito teremos um casamento de impedâncias entre o rádio , cabo e antena e como consequência a máxima transferência de energia entre eles.
Caso a impedância da antena seja diferente, parte da energia que deveria ser irradiada por ela vai retornar ao cabo e será conduzida ao transceptor. Esse retorno de RF devido ao descasamento é conhecido como relação de ondas estacionárias. Nos equipamentos antigos , transceptores com tanque valvulado, ela não gera grandes problemas mas no caso dos transceptores atuais sim.
Os transceptores modernos possuem um circuito de proteção em sua saída junto ao filtro de harmônicos que se encarrega de reduzir a potência de saída em caso de descasamento " SWR ".
Essa proteção evita que os caros transistores de RF se danifiquem pelo excessivo aquecimento provocado pelo retorno de RF. Entendemos assim a importância do perfeito casamento de impedâncias do conjunto.
O problema é que qualquer antena possuí uma largura de faixa na qual a impedância se mantém próxima aos 50 ohms. Ao operarmos numa frequência fora dessa faixa a impedância se altera e ai surgem as ondas estacionárias que aplicadas ao circuito de proteção reduzem a potência de saída do rádio.
Para resolvermos o problema a solução é usar um acoplador de antenas que pode enganar o circuito de proteção do rádio,sintonizando a antena ou conjunto naquela frequência.
Um acoplador é constituído de um circuito sintonizado LC.Normalmente um filtro passa-baixa na maioria dos acopladores mais antigos ou um circuito LC na configuração em T ou L.
Existem disponíveis dois tipos de acopladores quanto ao processo de sintonia: os manuais e os automáticos.
Nos acopladores manuais ajustamos os valores de capacitância e indutância manualmente até atingirmos uma baixa relação de ondas estacionárias. Nos automáticos o ajuste é feito através de relés que sobre um comando eletrônico variam os valores de indutância e capacitância buscando o melhor arranjo para se obter uma perfeita sintonia.
Os acopladores manuais com circuito em T , bobina para massa como os da MFJ são excelentes pois tem uma ampla faixa de ajuste de sintonia. Acopladores manuais tradicionais com o clássico filtro em passa-baixa apresentam uma faixa de sintonia um pouco mais limitada , não acoplando todo tipo de antena como os que usam o circuito em T.

Exemplo de Acopladores Manuais Clássicos:
Os acopladores automáticos ou eletrônicos podem ser internos ou externos aos transceptores.
Estes acopladores em geral são rápidos no processo de sintonia , principalmente se o ponto de ajuste já estiver memorizado. Funcionam muito bem, porém se o descasamento for muito grande apresentam dificuldade de sintonia. Às vezes é necessário mudar a frequência que estamos tentando sintonizar para outra próxima, sintonizar e voltar na que iremos operar.
Os acopladores automáticos externos possuem recursos para sintonia eletrônica manual. Através de botões em seu painel podemos mudar valores de indutância e capacitância até conseguirmos chegar a um valor desejado para sintonia , quando não conseguimos em modo automático.

Exemplo de Acopladores Automáticos Externos:

Transceptores com Acoplador Automático Interno:

Se você procura um acoplador de antenas para acoplar antenas totalmente descasadas , digamos um simples pedaço de fio, a melhor opção seria um MFJ 945E , MFJ 949 entre outros com circuito em T com bobina a massa.
Se sua antena é uma multibanda, ressonando bem em cada faixa e você precisa extender a largura de cada banda, um acoplador automático seria uma boa opção.
Um comentário que se escuta muito nas frequências é a questão de um acoplador introduzir perda na transmissão. Isso não é verdade, pois se assim o fosse o acoplador teria dissipador de calor para dissipar a sua perda. A perda introduzida é insignificante, o que para efeitos práticos não é percebido por ninguém.A perda seria semelhante a uma emenda de conector.
Lembre-se não adianta acoplar uma antena com SWR muito alta, exemplo 10 para 1, pois mesmo que você engane o transceptor, sua transmissão será deficiente. A antena de sua estação deve ser bem instalada e ajustada com a menor SWR possível.
Os acopladores devem ser usados para aumentar a largura de faixa da antena , não para fazer milagre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário