segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação para Radioamadores

Uma dúvida comum a muitos Radioamadores é a escolha de uma fonte de alimentação para sua estação.Temos basicamente dois tipos a considerar: fontes lineares e chaveadas. Existem vantagens e desvantagens a serem consideradas nesta escolha. Neste artigo descrevo algumas considerações sobre o assunto na intenção de ajudar aos colegas na escolha mais adequada a suas necessidades.
Fontes Lineares
Durante muitos anos os Radioamadores foram acostumados ao uso das fontes lineares. Aquelas com um grande transformador, pesada e com um grande dissipador de calor para os transistores de passagem (Circuito Regulador de Voltagem).As fontes lineares apresentam algumas vantagens que ainda hoje se justifica a sua aplicação. Entre elas posso citar a facilidade de manutenção devido a seu circuito mais simples e a não emissão de ruídos comuns a certas fontes chaveadas. Seu circuito basicamente é composto por um transformador, circuito retificador, filtro, regulador e circuitos de proteção. As mais elaboradas possuem proteção de curto-circuito e sobre-tensão.Uma boa proteção contra sobre-tensão é de extrema necessidade em uma fonte linear, principalmente nas de Radioamador, pois caso um transistor de passagem do circuito regulador entre em curto o equipamento poderá receber uma voltagem DC de até 26V, o que com certeza irá danificá-lo.Normalmente uma boa fonte de alimentação linear deve suportar o regime de carga para sua especificação. Por exemplo uma fonte de 13,8Vcc x 30 A , deve fornecer os 30 A sem queda na tensão de saída. Existem diversas marcas de fontes de alimentação linear que não suportam a carga especificada. Deve-se tomar cuidado na escolha pois, temos casos de fonte 13,8Vcc por 30 A que não suportam um consumo de 20 A contínuo.Um detalhe importante são os bornes de saída da fonte. Procure por uma fonte que possua mais de um par se possível e que os mesmos sejam reforçados.Cuidado com produtos baratos! Não existe mágica. Uma boa fonte de alimentação linear deve ser pesada em função do transformador. Transformadores pequenos não agüentam regime de consumo elevado. A fonte linear deve ser parruda e possuir um bom sistema de proteção. Abaixo dois exemplos de fontes lineares: Maxtron PS750A e SD30 da Soundy.

Fontes Chaveadas
As fontes chaveadas representam uma evolução muito grande em relação as lineares. Compactas, altamente eficientes, dispensam o uso de grandes transformadores. Suas principais vantagens são menor tamanho, peso e custo de produção. Não seria possível nos dias atuais equipamentos eletrônicos compactos sem as fontes chaveadas.Existe muitos artigos na Internet descrevendo adaptações em fontes ATX de computador para uso em equipamentos de Radioamador. Normalmente estas adaptações funcionam para o uso em transceptores de VHF/UHF com até 50Watts de potência , mas não funcionam muito bem para uso com equipamentos de HF, cujo consumo de corrente é maior, além de serem mais sensíveis aos ruídos oriundos dos circuitos de chaveamento.Assim se pretende optar por uma fonte chaveada, procure por uma fonte de qualidade. Fontes produzidas pela ICOM e Yaesu são excelentes apesar do custo mais elevado.Seus circuitos possuem filtragem adequada, evitando problemas de ruídos nos equipamentos de HF além de possuírem bons circuitos de proteção.Uma solução que tem sido adotada por alguns fabricantes de fontes chaveadas na alimentação de equipamentos de HF é a facilidade de se mudar a freqüência de oscilação do circuito chaveador mascarando o ruído produzida pela mesma. O ruído muda de freqüência mas continua a existir.Tal recurso é bem vindo, já que é difícil eliminar 100% do ruído gerado.Outro detalhe importante é o sistema de ventilação da fonte chaveada que deve ser silencioso e eficiente. Caso o barulho do ventilador seja elevado o mesmo pode ser captado por um microfone amplificado que estiver próximo e ser percebido por quem nos escuta. Abaixo dois exemplos de fontes chaveadas: ICOM PS126 e Montel MTAC 1226 HAM PLUS.


Tanto as fontes lineares quanto as chaveadas devem suportar o consumo de corrente dos equipamentos que serão alimentandos e possuir bons circuitos de proteção.Pesquisar e trocar informações com outros Radioamadores sobre a marca de uma fonte e se realmente é de boa qualidade será decisivo na sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário