quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quadra Cúbica de 4

Quadra Cúbica de 4 Elementos para VHF  
Introdução:
É exelente para comunicação, inclusive DIGITAL, devido a quase não captar ruídos. O número de 4 elementos  para este tipo de antena é o ideal pois não exige muita precisão no direcionamento. Tratando-se de quadra-cúbica, o ideal é no máximo 6 elementos, pois acima de 6, necessitaríamos de  uma mira telescópica ao invés de um rotor para posicionar corretamente na direção desejada.
A montagem é bastante simples e barata. Podemos usar elementos comuns, tipo PVC, madeira, bambú, etc.... Para construir esta antena, o esquema abaixo,  demonstra as medidas corretas para obter ROE baixo,  banda larga e ótimo desempenho.
Boa sorte!!!
Obs.: O Boom pode ser de PVC de 1/4" ou de madeira (cabo devassoura)
As varetas que formam o quadro, também podem ser feitas do mesmo material, lembrando apenas, que as pontas que irão sustentar o fio rígido, devem ser de  material isolante, tipo PVC ou plástico. O Fio deve ser o 12, rígido e desencapado.
A colocação da antena no mastro, deve, se possível, ser feita com PVC ou outro material que não interfira nos elementos da antena, pelo menos até ultrapassar 1/4 de onda de distância dos fios rígidos entre os elementos Irradiante e Diretor-1.
Exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário