terça-feira, 9 de outubro de 2012

transmissões em 27 mHz

Como e onde surgiu as primeiras transmissões em 27 mHz.
Rádio receptor BC-AH-229 utilizado em aeronaves CATALINA durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao lado, o frequencímetro operacional do equipamento que, em conjunto com um transmissor de
mesmo estilo BC-AH-230, formava o posto do rádio operador naquele tipo de avião.

Contribuição para a derrota Alemã
   Um radioamador residente na Ilha de Rhode (USA) em meados de 1941 recebeu sinais na   freqüência de 27,125 Mhz que, na época, não era utilizada no âmbito do radioamadorismo.   Impossibilitado de transmitir, como qualquer outro operador, em virtude da segunda grande   guerra, este atento operador prestou atenção nesta transmissão e constatou que o idioma   empregado era o Alemão. Na realidade não era uma estação Clandestina que operava dentro   do território Norte Americano, mas uma transmissão proveniente da Tunísia, efetuada entre as   tropas do Marechal Erwin Romel , como constatado posteriormente pelo órgão que   regulamentava as comunicações nos EUA na época, após ser notificado pelo radioescuta de   Rhode Island.
    O órgão americano prontamente enviou a informação para os comandos da Força   Expedicionária Aliada que, de posse das ordens do Marechal Alemão e com o correto   planejamento, consegui a rendição das tropas nazistas no norte da África.
Projeto Joan Eleanor
    Em meados de 1944, um projeto de espionagem encabeçada pelo comandante e piloto da   força aérea Americana S.H. Simpson, efetuado na Holanda tomada pelos alemães, estava em   andamento com o auxilio de escutas aliados em terra. Desenvolveram para isso equipamentos   de comunicação que pudessem fornecer um alcance satisfatório para a missão, que fossem   portáteis e que as antenas apresentassem pequenas dimensões em relação às demais faixas   mais baixas de HF (escondidas). Um segmento que poderia fornecer rádios com estas   características era o VHF.
    Após findar a guerra, o órgão americano que coordenava as comunicações sugeriu que fossem   desenvolvidos equipamentos pequenos, a baixo custo, e que pudessem ser utilizados pelo   cidadão. Assim em 1947começaram serem comercializados nos EUA os primeiros TRX  "   populares " operando em 11 metros .    
Depois da II Guerra Mundial, quando já em ampla utilização os demais serviços de   RADIOCOMUNICAÇÃO. Seu objetivo primordial foi facultar ao cidadão comum, sem nenhuma   vinculação com a técnica, um modo de comunicações rápidas e versáteis, notadamente para fins   de outras atividades profissionais .
Exemplos :
Comunicação entre médicos e seus hospitais, de profissionais liberais com seus escritórios, de   motoristas de táxi com suas empresas, de fazendeiros com seus vizinhos e as cooperativas   agrícolas, e outras similares.
O Brasil tardou muito em regulamentar o Serviço de Rádio do Cidadão, apesar de ter subscrito   a  Convenção Internacional que o estabelecera. O órgão oficial da época (Comissão Técnica de   Rádio) fazia ouvidos poucos aos apelos que de todos os setores lhe eram feitos para   regulamentar a máteria.Então, deu-se o inevitável : a faixa de 27 MHz ( 11 metros ), uma das   internacionalmente reservadas ao Rádio de Cidadão, foi sendo invadida por estações   clandestinas, que ali praticavam toda sorte de comunicações, desde as profissionais às   recreativas.
Somente em 1970, através da portaria n.º 33, de 26 de janeiro de 1970, o Ministério das   Comunicações regulamentou no Brasil o Serviço de Rádio do Cidadão.Naquela Portaria, também   se dava predominância aos usos profissionais da Faixa do Cidadão, inclusive reservando-lhe um   certo número de canais exclusivos.
Mais Tarde a Portaria n.º 33 foi revogada, descaracterizando-se predominância dos usos   profissionais.Daí passou a faixa de 11 metros a ser usada quase que exclusivamente para fins   de entretenimento, como Concursos, Diplomas, etc...
A partir de fins de 1979, vêm sendo introduzidas pelo Ministério das Comunicações várias e   radicais alterações no Serviço Rádio do Cidadão, as quais culminaram com a Portaria n.º   28/1980, aprovando a Norma 01A/80;esta ampliou para 60 canais de comunicações a faixa de   11 metros e excluindo seu uso às pessoas jurídicas, excetuadas as associações representativas   dos usuários e entidades que, a critério do Ministério, possam atender a situações de   emergência.
Foram admitidas as emissões em banda lateral singela (SSB), o que aumenta muito as   possibilidades de comunicações por maior número de usuários.Graças a estas medidas, o   Serviço Rádio do Cidadão destina-se a comunicações de entretenimento, comunicações de   interesse particular (não permitidas as pessoas jurídicas) e à prestação de serviços da várias   naturezas(inclusive em rodovias), Secretarias de Segurança Pública, Policias Civis e Militares,   Policia Rodoviária e outros órgãos mantêm estações de apoio com escuta permanente na Faixa   do Cidadão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário