segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DSP

Entenda o DSP

Muito se comenta a respeito do DSP nos transceptores de rádio atuais. Mas, o que é um DSP e como funciona? DSP é uma singla em inglês que traduzida para o nosso idioma quer dizer Processador Digital de Sinais. São microprocessdores com características próprias que podem ser programados para executar diversas operações em tempo real.Um microprocessador é um chip eletrônico capaz de fazer cálculos matemáticos em alta velocidade. Um sinal analógico pode ser convertido em um sinal digital , tratado ( processado) e novamente convertido para analógico. Um sinal digital é uma sequência de números binários ( digitos 0 e 1 ) que pode ser devidamente processado pelo microprocessador. O diagrama básico de um filtro DSP é mostrado abaixo:

O sinal analógico, aplicado a entrada do circuito ADC ( Conversor de Analógico para Digital), passa por um processo de conversão de analógico para digital em três etapas.São elas: amostragem , quantização e codificação. A amostragem consiste em retirar amostras do sinal decompondo o mesmo em partes. A quantização define os níveis do sinal e a codificação o transforma em em um sinal totalmente digital aplicado ao microprocessador. O microprocessador DSP executa suas funções as quais foi programado e, finalmente, entrega o sinal digital tratado ao DAC ( Conversor de Digital para Analógico) que o converte novamente a analógico. Este é o princípio básico de funcionamento de um filtro digital usado em diversos transceptores.

Basicamente temos dois tipos de filtros DSP usados em transceptores de HF , os de áudio e os de FI.Os filtros DSP de áudio recebem os sinais de áudio e os trata antes de entregá-lo ao autofalante. Um exemplo de DSP de áudio é a placa UT106 da ICOM usada no ICOM IC718 e no IC 706MKIIG.
O DSP de FI tem uma performance muito superior ao de áudio pois trabalha na própria FI, processando um sinal de radiofrequência.
Como estamos trabalhando na FI e os filtros DSP são programáveis, podemos alterar matematicamente a curva de resposta do filtro, sua largura de faixa BW e ainda reduzir os ruídos existentes no sinal recebido.Os filtros analógicos dos equipamentos mais antigos estão sujeitos a variações resultantes das alterações de temperatura ou provocados por falta de linearidade de outros componentes, o que não ocorre no DSP, pois na sua programação estas variáveis podem ser corrigidas.O DSP tem a capacidade de se adaptar automaticamente à característica do sinal.Por isso, os transceptores mais modernos com DSP de FI tem seus filtros com largura de banda ajustável, dispensando o uso de filtros tradicionais.
O DSP também pode ser aplicado na transmissão, processando os sinais modulantes e com isso se obter um nível médio de modulação mais elevado.

Exemplo de equipamentos da ICOM com DSP de Áudio:
Exemplo de equipamentos com IF-DSP( DSP na FI):

Os equipamentos que trabalham com DSP na FI normalmente usam também o DSP no tratamento de transmissão, seja no processo de equalização de microfones, na largura de banda de transmissão TBW entre outros recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário